Nacional

Disputa agora é pela vaga de candidato ao governo do Estado

Enquanto o governador Geraldo Alckmin era aclamado como pré-candidato à Presidência da República na tribuna da Assembleia Legislativa nesta domingo, 12, em São Paulo, uma disputa agitava os bastidores da convenção tucana.

Por 49 a votos a 48, o tucano César Gontijo venceu o deputado federal Vanderlei Macris na disputa pelo cargo de secretário-geral da sigla no Estado. Até o início da convenção, Macris era considerado o franco favorito. O resultado foi um revés para o senador José Serra, que pode postular a vaga de candidato a governador paulista em 2018.

“Serra não é o candidato natural do partido ao governo. Ele é um bom nome, mas existem outros bons nomes que se apresentaram: (o cientista político) Luiz Felipe d’Ávila e o (secretário de Desenvolvimento Social) Floriano Pesaro. Vai ter prévias em São Paulo”, disse Gontijo ao Estado.

Tucanos ouvidos pelo Estado durante a convenção disseram que o grupo de Serra no PSDB estaria apoiando Macris. Até o momento, o governador Geraldo Alckmin não manifestou preferência por nenhum nome para sua sucessão, mas interlocutores do Palácio dos Bandeirantes avaliam que o nome mais “competitivo” seria o do prefeito João Doria.

O prefeito da capital chegou à convenção ao lado de Alckmin e de Alberto Goldman, seu ex-desafeto. Fez uma das primeiras intervenções (na qual pediu convergência e pacificação), e foi para o Autódromo de Interlagos assistir ao Grande Prêmio de Fórmula 1.

Não se viu na convenção estadual tucana nenhum vestígio de que o prefeito ainda está no páreo para o Palácio do Planalto. Por ora, Doria está no páreo sem privilégios na disputa pela sucessão de Alckmin. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus