Mix diário

Dirigente diz que BoJ está perto de elevar juros e descarta esperar negociações salariais

O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) está cada vez mais próximo de elevar as taxas de juros, sinalizou o membro do conselho, Kazuyuki Masu, em entrevista ao jornal Nikkei na sexta-feira, 21. Após anos de política ultraexpansionista, Masu afirmou que o banco central não pretende esperar até o fim das negociações salariais da primavera de 2025 para tomar uma decisão. “Não posso dizer em qual mês será, mas em termos de distância, estamos próximos”, disse.

Segundo Masu, o cenário econômico atual favorece um aumento das taxas, que ele descreveu não como um aperto monetário, mas como uma etapa dentro do processo de normalização.

O dirigente também destacou que o banco tem comunicado de forma eficiente ao governo seu avanço em direção à meta de inflação de 2%. “Acredito que o BoJ conseguiu fazer o governo entender que está próximo de alcançar de forma estável a meta”, afirmou.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve