O diretório do PSL em Mato Grosso informou que em 42 cidades já está confirmado manifestação em apoio à agenda de governo de Jair Bolsonaro, no próximo domingo (26). A concentração deve começar a partir das 11h e segue até o início da noite. Todas as cidades polos de Mato Grosso estão na lista de confirmadas. Em Cuiabá e Várzea Grande, a concentração terá início às 15h, na praça das Bandeiras e na praça Aquidaban, respectivamente.
“A manifestação será pela Previdência, contra o comportamento [dos partidos] do Centrão e contra a retirada do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) do Ministério da Justiça. Mas, principalmente pela reforma da Previdência. É uma situação de emergência no Brasil que está sendo dificultada. As pessoas precisam entender que se a reforma não for feita, em 2022, 2024 não vai restar dinheiro nem pra pagar salário”, diz o deputado estadual Silvio Fávero.
Todos os itens pontuados estão na grade de agenda de Bolsonaro e que nas duas últimas semanas vêm sofrendo baques seguidos por conta da distância do Planalto do campo de articulação no Congresso. Ontem (23), a Câmara dos Deputados aprovou a retorno do Coaf para o Ministério da Economia, contrariando pedido do ministro de Segurança Pública e Justiça, Sérgio Moro.
A reforma da previdência que chegou à Câmara em fevereiro ainda não saiu da apreciação das comissões por entrave em alguns pontos que os deputados do centro – encabeçado pelo DEM – questionam e já anunciaram a possibilidade apresentar um texto substitutivo, que desidrata a versão original.
“A orientação dos coordenadores da manifestação é que faixa e cartazes façam apelo à reforma da Previdência, e vamos nos concentraram nesse ponto. Até o pessoal da entende que ela é necessária, mas o Centro está dificultando”, Silvio Fávero.
Ele diz ainda que, apesar de ser uma manifestação de apoio à agenda do governo federal, não existe nenhuma articulação do presidente para a mobilização. “O Bolsonaro não vai participar e já orientou que nenhum ministro participe. É uma manifestação de força popular, que quer a mudança”.
Os representantes do partido em exercício de mandato já teriam confirmado a participação na manifestação, com mais participantes em Cuiabá.