Imagens mostram homens batendo com martelo e correntes para tentar entrar na E. E. João Doria, na Zona Leste de São Paulo, ocupada por estudantes (Foto: Reprodução/YouTube)
Um vídeo de um diretor e outros homens tentando invadir uma escola tem circulado pela internet. De acordo com as imagens, o diretor e outras pessoas não identificadas usam correntes e martelos para forçar a entrada na Escola Estadual Deputado João Doria, no Itaim Paulista, Zona Leste de São Paulo. As imagens foram feitas nesta terça-feira (15). De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, o diretor foi afastado do cargo e um processo administrativo foi instaurado.
Segundo um dos estudantes, que prefere não se identificar, um aluno e um professor, que apoia a ocupação dos estudantes, foram agredidos durante a confusão. A escola está ocupada desde 18 de novembro.
Ainda de acordo com o jovem, o diretor e as outras pessoas só pararam de forçar a entrada com a chegada da Polícia Militar. O diretor não tinha mandato judicial de reintegração.
Leia a nota da Secretaria Estadual da Educação
A Secretaria da Educação do Estado repudia o ocorrido na Escola Estadual Deputado João Dória, e informa que o servidor está afastado de suas funções como educador da unidade. O processo administrativo já foi instaurado e averiguará a conduta do servidor e, caso as denúncias se comprovem, poderá culminar em seu afastamento definitivo. A prática adotada pela Diretoria de Ensino é a do diálogo, que vem sendo efetiva nas desocupações das escolas. Vale destacar que alunos e professores da escola foram recebidos pela diretoria regional de ensino no dia 4 de dezembro e que as negociações vinham ocorrendo pacificamente.
Fonte: G1