Mix diário

Diretor do Fed vê progresso no controle da inflação, mas também trabalho a ser feito

O diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Michael Barr, avaliou que o trabalho do banco central norte-americano “ainda não terminou”, embora os Estados Unidos tenham feito progressos no combate à inflação, em uma conversa organizada pelo Fed Communities nesta quinta-feira, 6. Questionado sobre suas impressões a respeito da saúde econômica do país, Barr destacou que o cenário atual é marcado por uma “economia de duas velocidades”.

Segundo ele, famílias mais ricas seguem prosperando, enquanto uma parcela significativa da população enfrenta dificuldades crescentes para poupar e lidar com choques financeiros.

“Vemos uma disparidade cada vez maior entre os 40% mais ricos e o restante da população. Isso limita a capacidade de poupança dos menos favorecidos e os torna mais vulneráveis a imprevistos econômicos”, afirmou Barr.

Ele mencionou ainda o FedNow, sistema de pagamentos instantâneos lançado pelo banco central, como uma ferramenta que pode ajudar as famílias a ter mais controle sobre suas finanças e a enfrentar melhor os desafios de liquidez do dia a dia.

Apesar do tom de cautela, o dirigente reiterou que o Fed permanece comprometido com o equilíbrio entre controle da inflação e manutenção do crescimento econômico.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve