Diretor da Cadeia Pública de Nova Mutum (264 km de Cuiabá) e mais dois agentes prisionais foram autuados em flagrante por facilitação da fuga de 28 reeducandos da unidade prisional, na madrugada desta quinta-feira (04). Os três servidores vão responder por facilitação qualificada de fuga de presos, sob sua custódia, e peculato culposo pela subtração de armamento da cadeia.
Quatro presos foram recuperados e um deles ajudou a Polícia Civil a esclarecer as circunstâncias da fuga. A Polícia Militar realiza buscas por toda a região para recapturar os demais presos foragidos.
O flagrante é lavrado pela delegada Angelina de Andrade Ferreira, que informou que os profissionais teriam sido negligentes quanto à guarda dos presos. Conforme a delegada, na madrugada de quinta-feira (5) duas mulheres, um delas namorada de um detento, foram até a Cadeia com bebidas alcoólicas para um dos detento. Após a entrega, ficaram em frente da unidade conversando com os agentes, que foram dopados com alguma substância, que a perícia deve ainda apontar.
“O plano era seduzi-los. Elas deram algo para os agentes beberem e depois abriram a grade central de acesso as celas internas”, explicou.
A Polícia Civil irá analisar as imagens do circuito de segurança para confirmar a identidade das mulheres que ajudaram na fuga. “Temos informações de quem seriam, mas precisamos analisar as imagens”, finalizou a delegada.
O autor do plano de fuga seria o detento, Bruno Ojeda Amorim, que responde por crimes de roubo, tentativa de homicídio, formação de quadrilha e porte ilegal de arma de fogo. O suspeito, em posse da chave repassada pela namorada, abriu as cinco celas da unidade, dando fuga aos reeducando. “Tudo indica que ele planejou e executou com auxílio da namorada”, disse a delegada.
Da cadeia, os detentos furtaram três espingardas calibre 12, e dois revólveres calibre 38, e várias munições. Uma espingarda foi recuperada com um dos presos recapturados.
Cópia do procedimento policial será encaminhado a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) para providências administrativas. Os servidores ficarão recolhidos na Cadeia de Santo Antônio do Leverger.
Nova direção
O secretário adjunto de Administração Penitenciária, coronel PM Clarindo Alves de Castro, informa que Antônio Pereira Lima será o novo diretor da Cadeia Pública de Nova Mutum. Ele será apresentado tão logo a delegada responsável pelo caso, Angelina de Andrade Ferreira Ticianel.
Antônio Pereira Lima é servidor concursado do Estado de Mato Grosso e atua no Sistema Penitenciário (Sispen-MT) há mais de 11 anos. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Mato grosso (UFMT), tem em seu currículo curso de Operações Especiais Penitenciários.
(Assessoria)