Ao todo o programa prevê R$ 1,5 bilhão para obras em rodovias de Mato Grosso. O resultado do certame e termo de homologação estão publicados no Diário Oficial do Estado do dia 13 de junho e disponibilizado nesta sexta (14) na internet.
O programa prevê obras nas Brs 070, 158, 174, 163 e 364 num trecho de 2,4 mil quilômetros quadrados. Segundo o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes, as empresas vencedoras dos certames a serem realizados ficam responsáveis pelo cumprimento das metas contratadas. Os serviços cuja qualidade não atingir a necessária serão refeitos sem custos adicionais.
No Centro-Oeste brasileiro, onde estão os Estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, seriam necessários R$ 22,93 bilhões para reestruturar o sistema rodoviário. No entanto, os investimentos do PAC 1 para esta região somam pouco mais de R$ 2,28 bilhões para cobrir os 9,55 mil quilômetros de malha federal. O Brasil possui mais de 61 mil quilômetros só em vias federais pavimentadas.
No tocante às estradas estaduais, a demanda reprimida no Centro-Oeste ultrapassa os R$ 6 bilhões. Entre as cinco regiões, outros R$ 14 bilhões, conforme apontou um estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas. É por meio das rodovias que se dão os pequenos deslocamentos de carga, essenciais para que o produto siga das mãos do produtor para as do consumidor. Mesmo grandes cargas precisam, em geral, percorrer alguma porção de rodovias para alcançarem seus destinos finais.
Para o Ipea, apesar de sua extensa malha e da capilaridade de suas conexões rodoviárias, o Brasil não possui uma tradição de manutenção e conservação de suas estradas que são construídas muitas vezes com a utilização de materiais menos duráveis e reparadas de modo inadequado.
Por: Sandra Carvalho / Da Editoria
Com: Rita Aníbal / Da Redação
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