A presidente ressaltou a importância da construção da usina, se disse preocupada com impactos ambientais e para comunidades indígenas mas também ressaltou a importância das obras de mitigação que estão sendo feitas nos municípios afetados, como Altamira, onde foram entregues 4 mil casas, além de sistemas de esgoto. "Acreditamos que Belo Monte é uma das obras de continuidade dos investimentos no sistema hidroelétrico do Brasil", disse Dilma.
Além da visita como candidata, a presidente também terá agenda oficial no Pará. Partindo de Altamira, município vizinho de Vitória do Xingu, Dilma viajou para Almeirim, no baixo Amazonas, onde visita a Linha de Transmissão Tucuruí-Macapá-Manaus.
A assessoria de imprensa da campanha de Dilma à reeleição informou ao G1 que a programação da presidente nesta manhã faz parte de agenda casada, na qual ela cumpre ao mesmo tempo atividade de presidente e de campanha. O Palácio do Planalto não se manifestou sobre a agenda eleitoral.De acordo com o PT, os custos da viagem para Altamira foram pagos pelo comitê de campanha. Dilma deve retornar para Brasília as 17h30.
G1