Nacional

Dilma e Lula usam Facebook para dar apoio ao casamento gay

A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva postaram nesta sexta-feira (26) em seus perfis nas redes sociais fotos com as cores do arco-íris após a Suprema Corte dos Estados Unidos liberar o casamento gay em todo o país. Além deles, outros políticos como o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) e o secretário de Direitos Humanos de São Paulo, Eduardo Suplicy, além de páginas como as do Palácio do Planalto e do PT, alteraram as fotos de suas páginas.

Nesta sexta, a Suprema Corte do país legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país. Os 13 estados que ainda proibiam não podem mais barrar os casamentos entre homossexuais, que passam a ser legalizados em todos os 50 estados americanos. A decisão veio por cinco votos contra quatro. O casamento tem sido uma instituição central na sociedade desde os tempos antigos, afirmou o tribunal, "mas ele não está isolado das evoluções no direito e na sociedade".

Após a aprovação pela Suprema Corte, o Facebook disponibilizou ferramenta na qual o usuário da rede social pode alterar a foto de seu perfil e utilizar as cores do arco-íris. O fundador da página, Mark Zuckerberg, também atualizou a foto de sua página.

Ao comentar a decisão, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que liberar o casamento gay no país foi "vitória para a América". Em um pronunciamento poucas horas depois do anúncio da aprovação, ele disse também que a decisão histórica oferecerá a todos os americanos a dignidade de poder ter um casamento.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus