Internacional

Dilma chega à Austrália para participar de reunião do G20

A presidente Dilma Rousseff chegou na manhã desta quinta-feira (13), às 9h10 no horário de Brasília, à cidade de Brisbane, na Austrália, onde vai ocorrer o encontro da cúpula do G20. O evento, que reúne líderes das 20 maiores economias do mundo, está marcado para os próximos dias 15 e 16 de novembro.

Nesta quarta (12), Dilma havia feito escala em Doha, no Catar, e se reuniu com o emir do país, xeque Tamim bin Hamad Al Thani. Ela também esteve com a Rainha-mãe do Catar, xeica Mozah bint Nasser.No G20, há previsão de que a presidente tenha reuniões privadas com os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Vladimir Putin. As duas reuniões farão parte de uma série de encontros bilaterais que Dilma terá nos próximos dias com líderes mundiais presentes ao evento.

A cúpula
Conforme informou o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazeda, Carlos Cozendey, a Cúpula do G20 deste ano terá como tema principal a retomada do crescimento da economia mundial. A expectativa é de que o Brasil defenda em discursos a necessidade da retomada do crescimento global, por meio de medidas de médio e longo prazos.

Na reunião, é esperado ainda que a presidente reforce a necessidade de que países que têm espaço fiscal adotem medidas de crescimento a curto prazo. O Brasil apresentará interesse em apoiar os investimentos estrangeiros em projetos de infraestrutura, além de defender a implementação integral das normas de regulação financeira internacional.

O país também deverá participar de discussões sobre temas relacionados a tributação, emprego e comércio. Quanto às discussões sobre taxas de juros, o Brasil espera comunicar aos países do G20 quais serão as previsões de 2015.

G1

 

 

 

 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que