Internacional

Dilma apresenta Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016

 A presidente Dilma Rousseff apresentou nesta sexta-feira (3) em Brasília a Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016. A tocha, símbolo tradicional das Olimpíadas, será acesa no ano que vem e passará por diversas cidades do Brasil. Ao todo, 12 mil pessoas a carregarão ao longo de 20 mil quilômetros.

Os jogos ocorrerão na cidade do Rio de Janeiro em agosto de 2016. Ao todo, serão disputadas 35 modalidades, entre natação, atletismo, vôlei e basquete. Além do Rio, as cidades de Brasília (DF), São Paulo (SP), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA) sediarão jogos do futebol.

Segundo o Comitê dos Jogos, a tocha representa "as curvas do Rio e as cores do céu, do mar e do chão." As chamas da tocha são tradicionalmente acesas em Olímpia, onde ocorriam os jogos na Grécia Antiga, e depois levadas ao país-sede dos Jogos.

No evento de apresentação da tocha olímpica, a presidente Dilma Rousseff disse que o Brasil vai fazer uma Olimpíada "histórica"."Estamos a 399 dias da abertura dos jogos. Em 5 de agosto de 2016, as pessoas do mundo inteiro vão olhar para nós (…) Estamos confiantes de que vamos responder à altura o desafio que nós recebemos. Nós vamos fazer com grande competência, com hospitalidade, uma Olimpíada histórica, que vai assinalar uma página de paz, prosperidade e entendiemtno entre os povos do mundo e também uma página muito importante na história do nosso povo", afirmou a presidente.

Roteiro da tocha
A Rota de Revezamento da Tocha Olímpica começará em maio de 2016, em Brasília. O símbolo também passará por estados como Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Piauí e Mato Grosso do Sul. Em 5 de agosto do ano que vem, a tocha chegará ao Rio para marcar o início oficial dos Jogos, no estádio do Maracanã.

Feita de alumínio reciclado, a tocha tem como inovação o movimento automático realizado por suas linhas no momento de passagem da chama olímpica. O formato também foi cuidadosamente trabalhado para facilitar a pegada e a condução durante a maratona do revezamento, que contará com a participação de cerca de 12 mil pessoas, entre atletas, autoridades, personalidades e selecionados em concursos de patrocinadores.

'Marca' na história
Na semana passada, Dilma participou no Rio das comemorações do Dia Olímpico e assistiu à apresentação do Ginga, mascote dos atletas que representarão o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (Canadá), neste ano, e nas Olimpíadas de 2016. Na ocasião, a presidente defendeu a organização dos Jogos pelo Brasil e afirmou que eles serão "marca na história".

"Que Toronto seja uma boa preparação para a oportunidade única que será o ano que vem, com as Olimpíadas e as Paralimpíadas. Tenho certeza que o Brasil inteiro, junto com vocês, fará desse evento esportivo uma marca na História mundial esportiva do nosso país e do mundo", disse ela na ocasião.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que