Política

Dilemário critica postura de Mendes e sai em defesa do HCanMT

O vereador Dilemário Alencar (PROS) usou a tribuna da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (24), para protestar contra a postura do prefeito Mauro Mendes (PSB) que em entrevista coletiva nesta quarta-feira (23) disse que o Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) foi ‘desonesto e mentiroso’ quanto à alegação de atrasos nos repasses financeiros do município para a instituição.

Para o parlamentar, ao invés dessa reação, o prefeito deveria buscar um entendimento para solucionar o atraso nos repasses. “Independente de qualquer questionamento, penso que o prefeito foi infeliz ao esculhambar e ofender uma entidade séria como o Hospital de Câncer que presta relevantes serviços na área da saúde, oferecendo tratamento de qualidade para salvar vidas. O correto seria o chefe do poder executivo resolver este impasse dialogando com a direção”, disse o vereador Dilemário.

Na semana passada, a direção do HC denunciou que a prefeitura estava dois meses em atraso nos repasses (valor total de R$ 6 milhões) destinados ao tratamento de pessoas com câncer o que gerou problemas no atendimento dos pacientes.
 
O prefeito rebateu a direção do hospital afirmando que sua diretoria ‘foi mentirosa e desonesta’ e negou que o município esteja em atraso com os repasses à unidade, comunicando ainda que, através da Procuradoria Geral do Município irá mover uma ação de dano moral coletivo contra o Hospital.
 
Entretanto, a direção do HC emitiu uma nota reafirmando a existência de atraso de dois meses no repasse do Município, expondo que a situação gerou impacto que acumulou déficits nas contas do hospital, até chegar ao ponto de suspender o atendimento de novos pacientes. O Hospital de Câncer afirmou dispor das planilhas, comprovando a inadimplência da prefeitura.

“Quero conclamar os vereadores a ajudar na busca de um entendimento para que a Prefeitura repasse o que deve ao Hospital. Pontuo também, que outros hospitais filantrópicos, a exemplo da Santa Casa, estão cobrando repasses financeiros em atrasos. É importante salientar que esses recursos são primordiais para salvar vidas, pois custeiam as despesas com procedimentos médicos e internações de centenas de pacientes. Esse impasse tem que ser resolvido de forma urgente, visto que a superlotação do Pronto Socorro se agravou, com centenas de pessoas agonizando nos corredores à espera de uma cirurgia ou de uma vaga em um leito de UTI”,  finalizou.

Leia mais:

“O Hospital do Câncer prestou informação mentirosa e desonesta”, diz Mendes

“Mendes usa de inverdades para denegrir imagem do hospital", rebate presidente do HCan

Quanto tempo o paciente com câncer pode esperar?

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões