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Ter acesso ao ensino superior público não é tarefa fácil para nenhum estudante. No entanto, conseguir uma vaga numa instituição de ensino superior federal ou estadual parece um objetivo mais próximo de ser alcançado para alunos e alunas que se prepararam a vida inteira em escolas particulares, como mostra o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado em agosto deste ano.
De acordo com o estudo, o ensino público de Mato Grosso ficou abaixo da meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2013, conseguindo a pontuação de 2.7 (o objetivo era atingir 3.1).
Diferentes das escolas públicas, os colégios privados tiveram desempenho bem superior as escolas estaduais e municipais de Mato Grosso, alcançando 5.3 na avaliação da qualidade do ensino. Entretanto, esses locais de acesso privado também ficaram abaixo da meta estabelecida para o ano de 2013. De acordo com o MEC, as instituições pagas deveriam atingir 5.8 em sua nota.
A disparidade entre os estudantes de escolas particulares e públicas é expressa em números do próprio (MEC). Nenhum dos trinta colégios mais bem classificados no Enem, em Mato Grosso, é estadual: 29 são privados e apenas 1 é público. Porém, trata-se do Instituto Federal de Mato Grosso, uma escola de ensino médio, técnico e superior custeada pela União e não por Estados ou Municípios.
O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – com informações sobre rendimento escolar (aprovação).