Elaborei algumas dicas que poderão ajudá-lo a melhorar seus hábitos alimentares trazendo-lhe mais saúde e vitalidade.
- Qual será seu café da manhã amanhã? Organize o que puder no dia anterior para facilitar e permitir que faça uma refeição gostosa e prazerosa e nutritiva. Por exemplo, hoje, eu fui cedo para atividade física e ao chegar fiz um refogado de cebola cebolinha e ora pro nobis (rica em proteína vegetal e fibras com azeite de abacate que é uma gordura de boa qualidade) e acrescentei uma carne moída(proteína animal ) que tinha preparado ontem. Comi com uma banana maçã (carboidrato para repor a energia gasta com os exercícios. É isso comer comida de verdade e não pão francês e manteiga e café com açúcar.
- Não faça dieta e, sim, mude seus hábitos. Mudar hábito não é simples, mas se não começar não haverá mudanças.
- Escola pelo menos três refeições para ter fitoquímicos benéficos. Você pode tomar chá, é simples, barato e eficiente. Se não gostar de tomar quente pois aqui já temos muito calor, após o preparo, gele e tome assim geladinho e gostoso.
- Tente reduzir o consumo de açúcares e adoçantes, sinta o sabor dos alimentos.
- Você não precisa comer de 3 em 3 horas. O que você precisa é equilibrar os sinais de fome e saciedade. Dependendo da fase em que se encontra, talvez um bom lanche da manhã e da tarde sejam importantes para você não exceder no almoço e no jantar. Por isso, observe os sinais que seu corpo mostra. Tem pessoas como eu que tenho uma fome exagerada as 18:00hs e o melhor a fazer é já jantar nesse horário e depois mais tarde apenas um chá sem adoçar.
- Não faça restrição seguida de compensação. Moderação é a palavra-chave.
- Você tem que planejar seu dia alimentar. Não pode chegar as 18:00hs, com uma fome louca, e se perguntar “o que vou comer agora”? Isso é falta de planejamento.
- Durma bem, durma cedo, no máximo às 22:00hs.Poderá usar o chá de mulungu as 21:00hs sem adoçar e este lhe trará um sono reparador e excelente.
-