Cidades

Dicas fundamentais para corrida deste domingo

Não importa se você está no grupo que vem treinando bem nos últimos meses ou é da turma que não segue uma rotina rigorosa de treinos. Profissional ou amador, quem vai participar na Corrida de Reis precisa se atentar a alguns cuidados básicos para que nada dê errado no grande dia. Com apoio do Governo de Mato Grosso, a maior e mais tradicional corrida de rua do Centro-Oeste acontece neste domingo (11.01), a partir das 7h.                                        

A 31ª edição conta com 15 mil inscritos e vem crescendo a cada ano em número de participantes e espectadores. Quem deseja fazer parte dessa história, antes de mais nada precisa estar em boas condições de saúde. O aval médico é fundamental para encarar os 10 km do percurso com segurança, segundo o preparador físico e professor universitário do curso de educação física, Jefferson Carvalho Neves.                                       

Se você treinou para bater seu próprio recorde ou se vai mesmo pela festa, o que importa é chegar bem ao final. Por isso, o corredor não pode se deixe levar pelo embalo de outros corredores. “Para quem treinou, é a hora de mostrar resultado. Se você vai pela diversão, mantenha um ritmo que seja fácil para terminar a prova sem nenhuma surpresa. Importante lembrar que, uma das características dessa prova, é uma subida nos últimos quilômetros. Não pode exagerar no começo para que não falte energia para completar o percurso”, explicou Neves.                                                  

O ideal é já fazer uma refeição na noite anterior priorizando a ingestão de carboidratos, o que aumentará o estoque de energia do atleta para a prova. “Na véspera de prova a regra é: descanso, uma alimentação bem rica em carboidratos, qualidade de sono e hidratação. Para dar seu máximo, é preciso estar bem nessa fase final”, explicou Jefferson.

Outra dica para este domingo é vestir uma roupa bastante confortável e leve para correr. Roupas que absorvem o suor são mais ideais para a prática da corrida de rua. Não estreie tênis no dia da prova. Corra com aquele que já está “amaciado”. Opte por um calçado com bom amortecimento: são 10quilômetros no asfalto, onde o impacto é maior.              

Por fim, o preparador físico lembra que é importante não se descuidar da hidratação. Durante o percurso haverá postos para entrega de água mineral. Após a hidratação, os atletas também terão a oportunidade de contribuir para o meio ambiente e para uma cidade mais limpa. Logo após os postos de água, haverá containers para jogar os copos plásticos. O material será recolhido e encaminhado para reciclagem.

Da assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.