Cidades

Diagnóstico precoce para a saúde do coração

As doenças cardiovasculares matam 344 mil brasileiros por ano. Estes dados do  Ministério da Saúde colocam o infarto como o segundo maior causador de mortes no País. Por isso existe um compromisso internacional com a Organização Mundial da Saúde (OMS) entre diversos países para a redução destes casos em 25% até o ano de 2025, mas isso só será possível se cada um fizer a sua parte.

De acordo com Dr. Roberto Cândia, cardiologista do laboratório Cedic Cedilab, o ataque cardíaco acontece quando há comprometimento da circulação do miocárdio, tecido muscular do coração. “Este estreitamento ou bloqueio das artérias coronárias pode ser causado por predisposição genéticas, anomalias de nascença, uso de drogas, tabagismo, estilo de vida sedentário, obesidade e estresse. Estes fatores indicam o quadro de risco do paciente”, explica.

Para que as pessoas conheçam sua condição cardíaca, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) orienta um check-up básico, com o perfil lipídico, desde os 20 anos de idade. De acordo com o especialista, a partir dos 40 anos, é indicado a realização de exames mais criteriosos, como a tomografia cardíaca. “Este exame consegue detectar placas de gordura nas coronárias precocemente, em uma fase inicial. Com o contraste, a ferramenta quantifica inclusive quanto por cento do vaso foi reduzido pela presença do cálcio excessivo”, destaca o médico.

A tomografia cardíaca é o único exame que permite identificar as placas coronárias sem necessidade de internação ou procedimentos mais invasivos. Dr. Roberto reforça também que o exame, realizado antes e depois da injeção do contraste, necessita de apenas quatro horas de jejum. “Assim podemos fazer uma avaliação da doença na parte inicial, podendo medicar corretamente o paciente”, justifica.

O infarto não é exclusividade dos idosos

O cardiologista adverte que, apesar de não serem muito frequentes, as patologias cardíacas podem acometer pessoas mais novas. Nestes casos as consequências podem ser até mais graves do que em idosos. “Um idoso, que passou anos entupindo as artérias aos poucos, desenvolve um mecanismo adaptativo e pode ter uma circulação colateral. O jovem, além de precisar de mais atividade cardíaca do que as pessoas mais velhas, provavelmente não teve tempo de criar esse ambiente preparado para uma falha do coração”, explica.

No caso de maior predisposição para doenças no coração, o jovem passa a ser acompanhado de perto pelos médicos.  Além da redução do tempo entre um exame e outro, o paciente deve manter uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos com frequência. “O jovem tem uma expectativa de vida muito longa. Se ele tiver problemas cardíacos nessa já nessa faixa etária, terá problemas ainda maiores quando virar idoso”, conclui o cardiologista do laboratório Cedic Cedilab. 

Sobre o Cedic Cedilab

O Cedic Cedilab atua na área de medicina diagnóstica em Mato Grosso e tem como princípio a excelência no atendimento e máxima eficiência na realização de exames laboratoriais e de imagem. O Cedic Medicina Diagnóstica foi fundado em 1995 e o Cedilab Medicina Laboratorial, em 2000.  A união das duas marcas tem o objetivo de oferecer as melhores soluções em exames laboratoriais e por imagem em um mesmo local, garantindo conforto e conveniência ao cliente. São mais de três mil tipos de exames oferecidos em 4 unidades de atendimento. Além disso, o Cedilab possui as certificações ISO 9001, de gestão de qualidade; ISO 14001, de gestão ambiental; o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC); e a Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM) há mais de 10 anos. O Cedic Cedilab investe constantemente em tecnologia e equipamentos de ponta e possui uma equipe médica composta por profissionais altamente capacitados. Para mais informações acesse o site www.cediccedilab.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (65) 3319-3319.

Da Assessoria 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.