Um perfil no facebook, chamado Diabetes Cuiabá, denunciou erro nos novos aparelhos de monitoramento de glicose distribuídos gratuitamente pela Prefeitura de Cuiabá, aos diabéticos. A postagem, datada de quinta-feira (24), diz que as informações dos aparelhos da marca Injex Sens II, divergem do antigo aparelho distribuído pela prefeitura da marca Contour TS.
O glicossímetro é primordial para quem possui diabetes, em especifico para os pacientes que dependem diariamente de insulina. Com os níveis apresentados no aparelho, o paciente aplica mais ou menos insulina.
“Um aparelho desses com qualidade duvidosa coloca em risco a vida de quem o usa e é isso que está ocorrendo com o atual aparelho distribuído pela secretaria municipal de Cuiabá”, diz trecho da postagem.
Uma mãe, que faz uso do aparelho nos filhos diabéticos, comentou a postagem confirmando a alteração nos dados . “Isso é muito grave aqui na minha casa como são um casal de filhos DM1 aconteceu a mesma coisa”, revela.
A postagem no facebook, alerta para consequências mais graves da quantidade inadequada de insulina. “[…] infelizmente já tenho notícias de que muita gente já identificou esse mesmo problema. Isso é muito grave , pois um aparelho que apresente erroneamente um valor de glicemia alta irá induzir o paciente a aplicar mais insulina , e isso pode levar a essa pessoa a um coma e até mata-la por hipoglicemia”, relata .
A administradora do perfil, Andreia Kruger, vários colaboradores da página fizeram a denuncia de maneira privada. “Vamos tomar medidas administrativa, e se for o caso, judiciais, por interesse das pessoas que realmente precisam de um tratamento digno. Porque quem é diabético já sofre com a doença, e sofrer com o descaso do poder público é muito”, pontua.
De acordo com a médica, Diandra Vilela, há de fato uma alteração nos valores dos aparelhos. A médica diz que mediu a própria taxa de glicemia no aparelho Injex Sens II e em outro, e os valores apresentaram divergência.
Outro lado
A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá para saber como era realizada a fiscalização de qualidade dos aparelhos distribuídos. “O aparelho que afere a glicemia, a escolha da empresa foi feita através de licitação. O aparelho passou por testes em laboratório de analises clínicas, como é previsto”, diz nota enviada para o Circuito Mato Grosso.
Contudo, segundo nota, a Secretaria de Saúde “não recebeu reclamações em relação ao mesmo mas, vai averiguar e tomar as providencias cabíveis, inclusive, notificação a empresa”.
A secretaria ainda pede para que os pacientes com reclamações referente aos aparelhos para medir a glicemia, enviem mensagem para o SMS de Cuiabá (65) 9310-8810, pela ouvidoria no número 0800 645 01 56 e 3616-9614, de segunda à sexta, das 8h às 18h, ou na própria unidade de saúde.
Confira públicação na íntegra