DESTAQUE 4 Nacional

Dia Nacional do Café destaca os benefícios e a importância econômica da bebida

Nas lojas do Fort Atacadista, os consumidores que amam café encontram uma variedade de opções

Por ASSESSORIA DE IMPRENSA FORT ATACADISTA MT

O café, queridinho na mesa dos brasileiros, não apenas é uma das bebidas mais apreciadas pela população, mas também é um produto de significativa relevância econômica para o país, figurando como um dos principais itens da pauta de exportação brasileira. Celebrado nesta sexta-feira, 24 de maio, o Dia Nacional do Café foi instituído em 2005 pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) para homenagear a história e a cultura do café no Brasil. O país, sendo o maior produtor e exportador de café do mundo, tem nessa data uma ocasião especial para reconhecer a importância dessa bebida tão icônica em sua identidade cultural e econômica.

O café também é reconhecido por seus benefícios para a saúde. A nutricionista Rafaela Curcino, do Fort Atacadista Mato Grosso, esclarece que a bebida é rica em ácido clorogênico, ácido cafeico e kahweol, compostos bioativos com propriedades antioxidantes. Esses elementos auxiliam na neutralização dos radicais livres, contribuindo para a prevenção do envelhecimento precoce, câncer, depressão e diabetes.

“O café contém cafeína, um composto que estimula o sistema nervoso central, proporcionando benefícios como o combate à depressão, melhora do humor e aumento da disposição física e mental”, ressalta a nutricionista, pontuando que a bebida deve ser consumida, assim como outros alimentos, com moderação.

Confira mais benefícios do café

Melhora do desempenho cognitivo: A presença de cafeína no café atua como um estimulante que pode potencializar a concentração, a atenção e a memória, além de reduzir a fadiga mental.

Aumento de energia: Muitos recorrem ao café para se manterem alertas e produtivos ao longo do dia.

Auxílio na queima de gordura: A cafeína pode aumentar a taxa metabólica e contribuir para a queima de gordura, sendo um aliado para quem busca perder peso, desde que consumido com moderação e sem adições calóricas.

Redução do risco de doenças cardíacas: Os antioxidantes presentes no café ajudam a proteger as células do corpo contra danos, o que pode contribuir para a saúde cardiovascular.

Alívio da prisão de ventre:
 A cafeína estimula a contração do estômago e intestino, facilitando a eliminação das fezes e combatendo a prisão de ventre.

Prevenção do envelhecimento precoce: Os antioxidantes presentes no café ajudam a proteger a pele contra os danos dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.

Nas prateleiras das lojas do Fort Atacadista, os consumidores que amam café encontram uma variedade de opções. Desde os tradicionais e extrafortes até os aromatizados e especiais, há escolhas para todos os gostos. Além disso, há opções de cápsulas para máquinas, cafés solúveis e cappuccinos, todos disponíveis a preços econômicos.

Em Cuiabá, as lojas do Fort Atacadista estão localizadas nas Avenidas Fernando Corrêa da Costa (Coxipó), Miguel Sutil e na saída para Chapada dos Guimarães. Em Várzea Grande, nas Avenidas da FEB e Júlio Campos.

Foto: Divulgação

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus