O lançamento também é parte da comemoração dos 350 anos da empresa e prévia da Exposição Filatélica Mundial Brasiliana 2013, que será realizada entre os dias 19 e 25 de novembro, no Rio de Janeiro e contará com a participação de filatelistas e expositores de todo o mundo.
Mais do que o caráter comercial, os selos retratam ainda as mudanças socioculturais das nações e despertam paixão em seus colecionadores. Para os filatelistas, um selo raro como o Olho de Boi pode chegar a 660 mil dólares.
História – Em 1843 foi criado o Olho de Boi, primeiro selo brasileiro e segundo selo do mundo. Este fato deu origem ao Dia do Selo Postal Brasileiro, celebrado em 1º de agosto. A data marca ainda o início da modernização dos sistemas postais no País.
O Penny Black foi o primeiro selo postal do mundo, criado na Inglaterra, em 1840. Antes dele, quem pagava pelo envio das correspondências era o destinatário. A partir de então, os remetentes passaram a usar os selos como pagamento pelos serviços postais.
O Brasil esteve entre os pioneiros de várias inovações, quando em 1974, lançou o primeiro selo com legenda em braile e, em 1999, o primeiro selo com odor. Já em 1989, o país lançou o segundo selo tridimensional (holograma).
Serviço
O quê: Lançamento do selo “Olho de Boi”
Quando: 09 de outubro (Dia Mundial dos Correios)
Onde: Agência Central Praça da República
Da Assessoria