Cidades

Dia mundial do consumidor

 
Maria José do Nascimento, de 64 anos, estava saindo da fisioterapia quando passou pela praça, viu a movimentação e parou Acho importante estes serviços que esclarecem e conscientizam a população, disse ela ao explicar os vários panfletos que tinha nas mãos. Outros estavam lá por uma causa específica como Luciana Campos que foi buscar informações sobre seus direitos. Ela teve alguns problemas com a instalação e o atendimento ao comprar alguns produtos para sua casa. Eu vou entrar em um processo contra a loja, é o meu direito como consumidora que trabalha e paga impostos. Também teve gente que chegou até ali por indicação Eu acabei de me mudar para cá, vim de Goiás e me indicaram para vir aqui tentar uma vaga de emprego, falou o decorador Valdemar Bento, confiante de que tudo vai dar certo. 
 
Niva Alves Oliveira, de 50 anos, veio em família. Acompanhada da filha e do neto, ela já tinha providenciado uma segunda via da documentação pessoal e estava se dirigindo ao estande do Detran para esclarecer algumas dúvidas. Como aqui tem vários serviços sendo oferecidos para a população em um só local nós podemos resolver vários problemas ao mesmo tempo, sem custo nenhum, falou Niva sobre a vantagem da realização de eventos deste porte para a sociedade.
 
Entre os serviços mais procurados estava os de beleza, oferecidos por professores do Senac. E quem pensa que só mulheres que se preocupam em se cuidar está enganado, a maioria dos que esperavam sua vez para serem atendidos eram homens, que queriam cortar o cabelo, fazer barba e bigode. A professora do curso de cabeleireira, Sonia Eliza, que já participa do evento há seis anos é quem comandava a equipe com várias alunas que estavam prestando serviço para a população. É muito prazeroso e importante participar deste tipo de ação. Vem famílias inteiras aqui, mulheres que trazem os filhos, os pais. É um atendimento gratuito de um serviço que não é barato e alivia muito a despesa destas famílias. 
 
TURISMO
 
Em ano de Copa do Mundo, a edição de 2014 tem como tema o Direito do Consumidor na área do Turismo. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, comemora o fato do Estado ser o primeiro a criar a Câmara temática voltada para o mundial, com objetivo de proteger turistas contra o aumento de preços indevido de serviços como hotéis, bares e restaurantes. O secretário da Sejudh-MT também falou sobre a importância do Procon de Mato Grosso É uma referência no Brasil, que consegue resolver 97% das solicitações e é um modelo a ser seguido por outros estados. Ano passado tivemos 28 mil atendimentos aqui e este ano a expectativa é atender 30 mil pessoas durante o evento.
 
SERVIÇOS
 
Entre os serviços oferecidos estão os na área de saúde, beleza, atividades educativas, orientação nutricional, confecção de documentos pessoais e atrações culturais. A superitendente do órgão, Gisela Viana, explica que o objetivo é sensibilizar a população sobre a importância de conhecer seus direitos e deveres como consumidores e turistas. São aproximadamente 40 serviços que estão sendo prestados para o cidadão, tanto por órgãos do Estado como por não institucionais. Também estaremos oferecendo cartilhas explicativas que orienta o cidadão.
 
ASSESSORIA

Redação

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