Franchising é alternativa para casais que planejam abrir o próprio negócio pela primeira vez ou que buscam ampliar seus investimentos
Por Assessoria/DFreire
Celebrado no Brasil em 12 de junho, o Dia dos Namorados é marcado por comemorar a união entre casais, sejam namorados ou casados. A harmonia com seu amado ou amada é primordial para o sucesso da relação. No mundo dos negócios, não seria diferente. A confiança e apoio entre os casais se tornaram peças-chave para o triunfo no empreendedorismo. Ter seu companheiro ao lado durante a busca por um negócio próprio permite compartilhar os desafios e vitórias no universo corporativo. Neste sentido, o mercado de franchising é uma alternativa para casais que querem empreender juntos. Presente em todos os segmentos, dos tradicionais, como alimentação, até os mais voltados ao ESG, como os brechós, o setor de franquias oferece estrutura de negócios já testados, trazendo segurança para namorados e/ou casados que ingressam pela primeira vez no empreendedorismo ou para aqueles que buscam ampliar seus investimentos.
Conheça 13 franquias para empreender em casal e faturar até R$ 500 mil por mês.
5àsec
Especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza de qualidade, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia em seus serviços, a 5àsec é reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente, sendo a maior rede de lavanderias do Brasil, com mais de 550 pontos de venda em todo o território brasileiro.
Investimento inicial: a partir de R$ 150 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
Prazo de retorno: de 24 a 40 meses
Água Doce Sabores do Brasil
Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são 80 unidades em sete estados.
Investimento inicial: a partir de R$ 460 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 100 mil
Prazo de retorno: 24 a 36 meses
Calçados Bibi
A Bibi é pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos. Conquistou reconhecimento do setor a partir do desenvolvimento dos calçados atóxicos, fisiológicos e da tecnologia da exclusiva palmilha Fisioflex Bibi, que proporciona a sensação de andar descalço. Com o propósito de fazer o bem, um passinho por vez, a Bibi, fundada em 1949 e referência no mercado de calçados infantis, conta com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz mais de 2,6 milhões de pares/peças ao ano. Presente em mais de 60 países nos cinco continentes, no Brasil está em 3 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 150 lojas.
Investimento inicial: a partir de R$ 440 mil
Faturamento médio mensal: até R$ 160 mil
Prazo de retorno: 36 meses
Casa do Construtor
A Casa do Construtor é uma rede de franquias especializada em locação de equipamentos para construção civil, pequenos reparos, manutenção, limpeza pesada e jardinagem. Fundada em 1993, a rede oferece opções para todas as fases da obra, como container, andaime, betoneira, rompedor, misturador, compactador de solo, gerador e até itens mais leves como furadeira e serras. Com cerca de 700 unidades, sendo cinco no Paraguai e duas no Uruguai, a trajetória de sucesso rendeu a Casa do Construtor diversos prêmios com destaque para Franquia Internacional pela ABF, Franquia do Ano pela mesma entidade e Franquia 5 estrelas pela Revista PEGN, além do Selo de Excelência no Franchising pela ABF por 20 anos consecutivos. Por sua trajetória e contribuições ao setor, em 2024, o CEO e sócio fundador, Altino Cristofoletti Junior recebeu o Prêmio Destaque Personalidade do Ano do Franchising.
Investimento inicial: a partir de R$ 499 mil
Faturamento médio mensal: R$ 115 mil
Prazo de retorno: 36 a 42 meses
Divino Fogão
Desde 1984, o Divino Fogão lançou-se no mercado com uma estratégia inovadora, servindo o que há de mais saboroso e variado da comida típica da fazenda. Hoje, o Divino Fogão é nacionalmente reconhecido por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro. Receitas próprias e exclusivas foram desenvolvidas ao longo dos anos, procurando atender o gosto e o paladar brasileiro. A rede conta hoje com mais de 210 pontos de vendas que incluem as operações em shopping centers e o projeto de dark kitchen, voltado apenas ao sistema delivery.
Investimento inicial: a partir de R$ 950 mil
Faturamento médio mensal: R$ 220 mil
Prazo de retorno: 36 meses
Ensina Mais Turma do Mônica
A Ensina Mais é uma franquia de apoio escolar licenciada Turma da Mônica e faz parte do Grupo MoveEdu. A rede oferece programas educacionais e surgiu da necessidade de melhoria na educação de base das crianças e jovens no Brasil. A missão da Ensina Mais Turma da Mônica é fortalecer a construção da base educacional dos alunos de forma lúdica e inovadora, contribuindo para sua formação. Dessa forma, a marca adota uma metodologia exclusiva, utiliza recursos tecnológicos, promove aulas totalmente interativas, dinâmicas e altamente qualificadas, buscando o desenvolvimento das crianças em todos os aspectos. O foco é no desenvolvimento intelectual dos alunos, contribuindo na formação cultural e complementar.
Investimento inicial: R$ 150 mil
Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
Prazo de retorno: a partir de 12 meses
iGUi
A iGUi é a maior produtora e comercializadora de piscinas pré-fabricadas do mundo e está presente com indústrias (máster franquias) e lojas (franquias) em mais de 54 países, sendo uma das marcas mais internacionalizadas do Brasil. Sinônimo de piscina e tendo a inovação em seu DNA, a iGUi revolucionou o mercado com seu novo modelo de piscina, personalizada, conectada, revestida com a exclusiva Cerâmica iGUi by Atlas, que atende as necessidades de arquitetos, engenheiros, designers de interiores e outros profissionais da área de construção civil. Atualmente, com 29 anos de mercado, a Rede conta com mais de 1.200 unidades, em todo o mundo, entre fábricas, lojas iGUi e UNLIMITED, além de franquias e lojas SPLASH e TRATABEM no País. São 40 fábricas estrategicamente instaladas no Brasil, Argentina, Paraguai, México, Portugal e Estados Unidos que atendem as Américas, Europa, África, Oriente Médio, Ásia e Oceania.
Investimento inicial: a partir de R$ 1 milhão
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 500 mil
Prazo de retorno: de 36 a 60 meses
Microlins
Uma das mais tradicionais e reconhecidas marcas do segmento de educação, a Microlins é líder em cursos de capacitação profissional no Brasil. Sua rede dispõe de mais de 400 escolas em todo o País. São oferecidos cursos de Tecnologia, Gestão, Saúde e Inglês, nas modalidades presenciais, EAD ou semipresencial. Em 2022, a Microlins recebeu do MEC a autorização para atuar também como faculdade, oferecendo cursos de Graduação (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Marketing, Recursos Humanos e Pedagogia), nas modalidades EAD e semipresencial, e Pós-graduação EAD nas áreas: Tecnologia, Gestão e Negócios e Educação.
Investimento inicial: entre R$ 150 mil e R$ 250 mil
Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
Prazo de retorno: a partir de 12 meses
Milon
No mercado desde 2006, a marca é conhecida pela inspiração europeia e estilo clássico, e veste desde bebês até o tamanho 14. Fabricados com tecidos e detalhes exclusivos, os produtos Milon possuem alto valor agregado e excelente custo-benefício. Atualmente, são 107 lojas físicas em operação, sendo 81 franquias e 26 lojas próprias.
Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
Faturamento médio mensal: R$ 130 mil
Prazo de retorno: a partir de 24 meses
Peça Rara Brechó
Uma das principais marcas do segmento de moda circular e com 17 anos de atividade, a rede de franquias de brecho dá vida nova e ressignifica roupas e outros itens domésticos, nasceu em Brasília e atualmente tem mais de 165 lojas comercializadas por todo o país. Peça Rara oferece, além de moda feminina, masculina e infantil, itens de decoração e móveis. A marca tem como propósito um novo estilo de vida, por meio de uma sociedade comprometida com a sustentabilidade, a responsabilidade social e o consumo consciente por meio do conceito second hand (uso de segunda mão).
Investimento inicial: a partir de R$ 330 mil
Faturamento médio mensal: R$ 190 mil
Prazo de retorno: de 14 a 20 meses
Prepara Cursos
A Prepara Cursos é uma franquia de ensino fundada em 2004, que oferece mais de 100 cursos profissionalizantes nas modalidades presencial e à distância. Entre eles, há opções de formações livres nas áreas da Informática, Linguagem, Tecnologia, Marketing, Design, entre outras, nas modalidades presencial e EAD. Além dos cursos profissionalizantes, a instituição também disponibiliza graduação e pós-graduação à distância e semipresencial nas áreas da Programação, Pedagogia e Marketing. Pertencente ao Grupo MoveEdu, atualmente a marca conta com 290 escolas em diferentes regiões brasileiras, que juntas somam mais de 70 mil alunos.
Investimento inicial: entre R$ 150 mil e R$ 250 mil
Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
Prazo de retorno: a partir de 12 meses
Royal Face
Pioneira em harmonização facial, a Royal Face revolucionou o segmento de tratamentos estéticos com o diferencial de oferecer condições facilitadas de pagamento, democratizando o acesso a um atendimento de qualidade, eficiente e humanizado. Fundada em Curitiba por Andrezza Fusaro, a rede faz parte do Grupo SMZTO com mais de 270 unidades em todo o país, tendo como sócios a atriz Flávia Alessandra e o comunicador Otaviano Costa. A Royal Face é associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e atua desde 2018 no sistema de franquias com dois modelos de negócios: Slim e Premium e com mais de 40 tipos de tratamentos faciais e corporais.
Investimento inicial: a partir de R$ 280 mil
Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
Prazo de retorno: de 15 a 21 meses
TRATABEM
A franquia TRATABEM foi criada em 2012 com o objetivo de formar profissionais credenciados, treinados e especializados no tratamento de água, por meio de cursos específicos realizados na própria iGUi e com todo suporte da marca. A franquia, que conta com 150 unidades, possui o formato Loja TRATABEM e realiza os seguintes serviços com excelência: manutenção, assistência técnica e tratamento químico (mensal ou avulso) de todos os tipos de piscinas e em qualquer estágio de descuido (mensal ou avulsa); manutenção e assistência técnica em spas, saunas e hidromassagens; aspiração, limpeza e polimento de borda, soluções e serviços de reparo em piscinas de fibra, alvenaria e vinil; identifica e relata defeitos na piscina e equipamentos, assim como sugere a solução; análise da qualidade da água da piscina, pois nem sempre a água “aparentemente limpa” é sinônimo de água tratada e higienizada corretamente; venda de produtos químicos e acessórios como capas, cascatas, iluminação, móveis e venda de piscinas (em parceria com as Lojas iGUi e Splash); assistência técnica em todos os equipamentos de filtragem (casa de máquinas, motobombas, filtro de areia, troca de qualquer tipo de peça de todas as marcas de filtros para piscinas); instrução técnica sobre como cuidar bem das piscinas; venda e instalação do Clorador (equipamento exclusivo da TRATABEM, fabricado pela própria iGUi) para tratamento da água da piscina, transformando o sal em cloro por meio de uma reação química; manutenção de fontes (chafariz) e espelhos d’agua; delivery de produtos e acessórios.
Investimento inicial: a partir de R$ 75 mil
Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
Prazo de retorno: de 12 a 18 meses
Foto: Freepik