Poucas pessoas sabem, mas nesta segunda-feira (15 de julho) é comemorado o “Dia do Homem” no Brasil. A data vem ganhando espaço no calendário varejista e passou a ser mais explorada por empresas dos setores de beleza e moda – setores dominados pelas mulheres há algumas décadas. Pesquisas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revelam que o mercado de moda masculina já movimenta US$ 15 bilhões no país.
O foco destes segmentos comerciais ligados ao cuidado e bem-estar pessoal para homens se deve, fundamentalmente, à drástica mudança de comportamento deste perfil de consumidor. O entendimento do varejo de forma geral é que eles estão mais cuidadosos com a saúde e também com a aparência – se preocupando mais sobre o estilo de roupas que vestem e mais atentos às novas tendências.
“Há algumas décadas, homens vaidosos sofriam um certo tipo de preconceito e tinham sua masculinidade questionada porque, historicamente, a beleza sempre foi considerada uma característica feminina. Felizmente, isso mudou com o tempo e hoje a sociedade entende que cuidar de si e da autoestima é algo que essencial, independente do gênero”, diz o proprietário da loja Raphael Benetti, Junior Macagnam.
Embora não tenha o apelo de outras datas comerciais como Dia das Mães e Natal, o empresário ressalta que o Dia do Homem é comemorado em um período estratégico do ano, o que pode ajudar o consumidor a conseguir bons descontos na hora de escolher presentes para parentes e amigos próximos, ou mesmo para renovar o guarda-roupa.
Por ser na primeira quinzena de julho, a maioria dos comerciantes oferece promoções para liquidar seus estoques do primeiro semestre. “Essa é uma boa chance para a compra de camisas, calças, sapatos e acessórios com preços abaixo do normal. Como ainda estamos em meio ao inverno, também é a oportunidade de adquirir jaquetas e peças para o frio, que estão com até 50% de desconto”, completa Macagnam.