A data será comemorada no dia 11 de maio e dentre os estados da região centro-oeste, Mato Grosso ocupa o 4º lugar no ranking de aumento nas contratações. Entretanto, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que representa os comerciantes de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana, contesta os números. De acordo com a assessoria, as contratações devem ocorrer somente em algumas grandes empresas e não no comércio em geral.
A expectativa é de que sejam abertas 33 mil vagas temporárias em todo o país nesta data comemorativa, que é considerada a segunda melhor para o comércio, perdendo somente para o Natal, de acordo com o instituto de pesquisas. Ainda segundo os dados, esse número é 3% maior com relação ao mesmo período do ano passado.
As lojas que devem realizar as contratações são as das áreas de vestuário, acessórios, perfumaria, cosméticos, eletroeletrônicos, joias e bijuterias, móveis, eletrodomésticos e telefonia celular. Dentre as funções estão: atendimento, crediário, estoquista, vendedor e fiscal de caixa. A remuneração média no país deve ser entre R$ 800 e R$ 1,9 mil, de acordo com a pesquisa. Além disso, 55% das vagas devem ser preenchidas por mulheres, e a maioria dos trabalhadores entre 18 e 39 anos.
G1