Cidades

Dia das Bruxas: veja a origem do Halloween

Véspera do "Dia de todos os Santos". Traduzindo literalmente, esse é o significado da palavra Halloween, o Dia das Bruxas. O termo "All Hallows Eve", que se popularizou na palavra Halloween, diz respeito ao dia 31 de outubro, véspera do "Dia de todos os Santos", que acontece no dia 1º de novembro. 

A festa, que é muito celebrada especialmente nos países norte-americanos, teve origem em tradições pagãs do povo celta. Acredita-se que uma festa realizada na véspera do dia 1º de novembro marcava o Ano Novo celta e determinava o início do inverno.

Nesse dia, os espíritos dos mortos retornavam à Terra e tornava-se um momento propício para os Druids, os líderes religiosos celtas, fazerem previsões sobre o futuro, principalmente no que dizia respeito ao longo inverno pela frente. A dominação da Igreja Católica nos territórios celtas fez com que os costumes do Ano Novo celta e do Dia de Finados se mesclassem. O resultado são os três dias de festividades, encabeçados pelo Halloween e que se encerra com o Dia de Finados. 

Nos países norte-americanos, o Halloween é celebrado com alguns ritos típicos, como o "pumpkin carving", quando famílias esculpem desenhos em abóboras para colocar velas dentro, a fim de formar desenhos criados com as sombras. Além disso, na noite do dia 31 acontece o "Trick or Treating", quando crianças fantasiadas percorrem as ruas, batendo de porta em porta pedindo doces ou travessuras.

No Brasil, o feriado não é muito difundido e inclusive há quem rejeite a celebração dele. A alegação é de que é um costume distante da cultura brasileira. 

Fonte: iG

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.