Ao menos dez vereadores de Cuiabá planejam disputar as eleições de 2018 para cargo de deputado (estadual ou federal). O presidente da Câmara, Justino Malheiros (PV), disse que cinco vereadores já têm a candidatura praticamente confirmada dentro de seus partidos.
Três foram eleitos em 2016 – Felipe Wellaton (PV), Mário Nadaf (PV) e Ricardo Saad (PSDB) – e dois cumprem mandato de reeleição – Juca do Guaraná (PT do B) e Dilemário Alencar (PROS).
“Candidaturas irreversíveis são apenas do Juca do Guaraná, Dilemário, Felipe Wellaton e Mário Nadaf e também o Ricardo Saad. No mais, temos potenciais pré-candidatos”, disse Malheiros em entrevista à rádio Capital FM.
Segundo o Malheiros, a definição de nomes para concorrer nas eleições do próximo ano já é discutida por bancadas partidárias, e o PV, que tem a maioria na Câmara deve conseguir colocar filiados na disputa.
“Eu já disse que fui eleito para vereador de Cuiabá e vou cumprir os quatro anos de mandato, meus colegas de partido já sabem que não vou sair candidato a nada”.
Nessa estimativa, mais de um terço do pleno da Câmara deverá de desistir do cargo para disputar concorrer a outros cargos eletivos. Hoje, a Câmara é composta por 25 vereadores.
Nas eleições de 2018, os eleitores vão às urnas para eleger seus representantes para os cargos de presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.