Cidades

Devido à pandemia, Festival das Flores de Cuiabá é cancelado pelo 2º ano consecutivo

As restrições impostas pelas autoridades políticas e sanitárias à realização de eventos que gerem aglomeração de pessoas durante a pandemia do coronavírus em Cuiabá levou a direção da Associação Beneficente Casa da União Santa Luzia a cancelar, pelo segundo ano consecutivo, a realização do Festival das Flores de Cuiabá.

Segundo os organizadores, “o mais importante no momento é o cuidado com a saúde das pessoas, tanto do público como dos organizadores e das centenas de pessoas voluntárias que nos auxiliam a organizar o Festival das Flores”, explica o presidente da Casa da União, entidade realizadora do festival, Luciano Zanquetta, ao anunciar o cancelamento.

Uma iniciativa da entidade beneficente e de utilidade pública Associação Beneficente Casa da União Santa Luzia, o Festival das Flores de Cuiabá foi realizado pela primeira vez em 2003, e desde então já teve 17 edições consecutivas, sendo que em 2019 houve duas edições (16ª e 17ª), sendo uma edição extra.

Desde as primeiras edições os organizadores realizam a feira com uma boa variedade de flores e plantas ornamentais trazidas da cidade de Holambra, interior de São Paulo. A dimensão de “festival” resulta do fato de ocorrer inúmeras atividades culturais, sociais e recreativas durante o evento, e não apenas o comércio das plantas.

“A nossa atenção agora está em superar esse momento em que toda a humanidade atravessa, com fé em dias melhores e com mais saúde para todos nós. Assim que tudo isso passar, esperamos poder retomar esse belo movimento de cores e fragrâncias que é o Festival das Flores, que enche nossos olhos e corações de alegria e esperança e já faz parte do calendário de eventos de Cuiabá”, frisa Zanquetta.

Tradição

Até 2019 foram realizadas 17 edições do Festival das Flores de Cuiabá. O evento vem sendo realizado nos últimos anos na Praça Alencastro, e é aberto ao público, com entrada gratuita.

Sem fins lucrativos, o evento é realizado com o trabalho de centenas de voluntários, e o lucro apurado com a comercialização das flores, plantas e demais produtos é revertido em ações sociais e de beneficência da Casa da União Santa Luzia.

Além da comercialização das flores e plantas frutíferas e ornamentais, o Festival das Flores agregou ao longo dos anos uma gama de outros produtos relacionados, e criou uma praça de apresentações e exposição de atrações artísticas que podem ser contempladas pelos visitantes.

Beneficência

O trabalho beneficente promovido pela Casa da União Santa Luzia contempla diversas ações comunitárias, com destaque para uma parceria com a prefeitura de Cuiabá, pela qual a entidade cedeu um prédio para a implantação de uma creche com capacidade de atendimento de 100 crianças. Batizada com o nome de José Gabriel da Costa, a previsão é que a creche comece a atender as crianças do Parque Geórgia e região do São Gonçalo Beira Rio ainda no primeiro semestre de 2021.

Ao longo de quase duas décadas de existência a entidade mantém um histórico considerável de outras ações, como auxílio emergencial para pessoas doentes e necessitadas, cursos profissionalizantes e colocação no mercado de trabalho, inclusão digital, alfabetização de adultos e ações comunitárias com oferta de diversos serviços à população.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.