Mix diário

Deve haver concessões de todos os lados para encerrar qualquer conflito, diz secretário dos EUA

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, destacou que concessões são necessárias de todos os lados em qualquer negociação para encerrar uma guerra, e não será diferente nos acordos sobre o conflito na Ucrânia. “Um acordo precisa ser aceitável para todas as partes para acabar com a guerra na Ucrânia”, afirmou Rubio, durante coletiva de imprensa após a reunião entre as delegações norte-americana e russa na Arábia Saudita.

O conselheiro de Segurança Nacional, Michael Waltz, endossou essa posição e ressaltou a importância de “conversar com ambos os lados, Ucrânia e Rússia, para chegar a um acordo nesse caso”.

Waltz também mencionou que ainda não há uma data definida para um encontro presencial entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

No entanto, destacou que Trump conversou na segunda-feira, 17, com o presidente da França, Emmanuel Macron, sobre possíveis acordos para encerrar o conflito na Ucrânia.

Rubio enfatizou a importância de envolver todas as partes interessadas nas negociações e afirmou que a União Europeia precisa ter um papel ativo na busca pela paz na Ucrânia.

O secretário de Estado garantiu que “todas as negociações para o fim da guerra na Ucrânia obviamente envolverão a Ucrânia” – ponto que tem sido uma preocupação do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve