O longa-metragem Deuses da Peste foi o grande vencedor da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que terminou na noite do dia 1º, na histórica cidade mineira. Com direção de Tiago Mata Machado e Gabriela Luíza, o filme foi o escolhido pelo Júri Oficial da Mostra Olhos Livres para receber o Prêmio Carlos Reichenbach.
Deuses da Peste se passa na cidade de São Paulo e traz a história de um velho ator shakespeariano, já afastado dos palcos, que vive isolado em um casarão, com seus fantasmas. Em seu quarto, cercado por cortinas vermelhas herdadas de um teatro, ele sonha com a peste e o fogo se alastrando por todo o País. O elenco tem nomes como Carolina Castanho, Leandro Machado, Renan Rovida, Helena Ignez e Paulo Goya.
HOMENAGEM
O Júri Popular também fez suas escolhas. O longa premiado foi 3 Obás de Xangô, de Sergio Machado. Entre os curtas, o escolhido foi Dois Nilos, de Samuel Lobo e Rodrigo de Janeiro.
Na Mostra Aurora, o Júri Jovem elegeu Um Minuto é uma Eternidade para Quem Está Sofrendo, de Fábio Rogério e Wesley Pereira de Castro, como o melhor longa da mostra. A sinopse do filme o descreve como “depressivo”, “indiscreto” e “vegetariano”.
Neste ano, a Mostra de Cinema de Tiradentes homenageou a atriz Bruna Linzmeyer. Ela estava em três filmes que participaram da competição: Alfazema, de Sabrina Fidalgo, A Frente Fria que a Chuva Traz, de Neville DAlmeida, e Baby, de Marcelo Caetano.