Foto: Ahmad Jarrah
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) esclarece que não envia boletos de cobrança de Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pelos correios. Assim sendo, caso um contribuinte receba um boleto nessa situação, o mesmo não deve ser pago.
Caso o proprietário tenha alguma dúvida, o ideal é fazer a consulta no site do Detran para verificar as pendências do veículo. Para consultar as informações, basta entrar no site e, no lado superior direito do site no ícone ‘seu veículo’, preencher os espaços de Placa e Renavam.
O pagamento do IPVA é realizado somente quando o cidadão acessa o site da Sefaz, ou vai ao atendimento de veículos do Detran e solicita o boleta para quitação do imposto. O IPVA para carros com placa final 1 é liberado apenas no primeiro dia útil do ano, no caso, no dia 02 de janeiro de 2017.
O Detran esclarece ainda que envia pelos Correios apenas o documento de licenciamento anual do veículo, isso quando solicitado pelo proprietário. Todo o processo neste caso é acompanhado por SMS. O proprietário que receber um boleto falso de cobrança deve denunciar a tentativa de golpe ao Detran, nos telefones da Coordenadoria de Fiscalização de Credenciados (65) 3615-4632 ou na Ouvidoria do Detran (65) 3615-4697 / 4644.
Veículo Irregular
O Departamento de Trânsito alerta os proprietários de veículos para que verifiquem a atualização de dados pessoais e do licenciamento anual. Caso o veículo esteja circulando sem o licenciamento do ano corrente, ele poderá ser recolhido ao pátio de apreensões do Detran e o proprietário será multado.
O proprietário do veículo pode emitir taxas e solicitar entrega do licenciamento anual por meio do aplicativo MT Cidadão, ou do site.