Recentemente tivemos uma reportagem sobre detox, ou seja, detoxificação, que é um processo que ocorre naturalmente em nosso organismo por diversas células, principalmente as do fígado e dos rins, retirando as toxinas e jogando-as fora do nosso corpo.
É um processo que existe para eliminação das toxinas por nós consumidas ou inaladas e que o próprio nome diz que são tóxicas para nosso organismo. Para que ocorra essa limpeza em nosso corpo necessitamos de inúmeros nutrientes obtidos através de uma alimentação adequada para cada pessoa. A grande questão é: como está o nível de exposição a essas toxinas? Diariamente temos contato com inúmeras substâncias tóxicas extremamente prejudiciais à saúde. Por exemplo, guardar as comidas em vasilhas de plástico na geladeira, beber água em garrafas de plástico, inalar o gás poluente dos carros, a fumaça do cigarro do colega etc. Você poderia dizer: então é viver em uma bolha? Não, devemos sim evitar ao máximo a exposição a estes poluentes e comer adequadamente para eliminá-los caso nos contaminemos.
Não adianta nada tomar um suco verde no café da manhã e durante todo o dia ingerir comida industrializada rica em aditivos químicos, usando utensílios plásticos na cozinha e a garrafinha de água, panelas inadequadas, fumando etc.
A dieta de detoxificação te ajudará a eliminar estas toxinas, mas é um plano alimentar individualizado com alimentos orgânicos e feito em casa, sem aditivos químicos, em utensílios adequados, promovendo assim o equilíbrio orgânico do organismo.