Foto: Vanessa Fogaça/David Murba
Terminou na manhã desta quarta-feira (12) a rebelião de presos na Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira, em Sinop (a 500 km de Cuiabá-MT). As negociações das forças de segurança foram retomadas pela manhã e os detentos entregaram as armas e se renderam.
Neste momento as equipes especializadas das secretarias de Segurança Pública e de Justiça e Direitos Humanos (Bope, Rotam e SOE) estão dentro da unidade e iniciaram uma revista geral.
Dois detentos que estavam feridos foram encaminhados para atendimento médico, sendo um para o Hospital Regional de Sinop e o outro na própria unidade prisional. Das armas entregues pelos detentos, uma é de fogo e as outras são artesanais.
A segurança foi reforçada dentro da penitenciária e também no perímetro externo. Durante a noite, permaneceram dentro da unidade agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra), Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas (SOE) e Corpo de Bombeiros.
A rebelião começou entre 5h30 e 6h de terça-feira (11). Os presos começaram a bater nas grades no momento em que os agentes se preparavam para a troca de serviço. Agentes que estavam nas torres observaram uma movimentação estranha. Quando os servidores foram verificar o que estava acontecendo no raio Azul, foram recebidos com disparos de arma de fogo.
Até o momento foram confirmadas quatro mortes de detentos em confrontos entre si mesmos e um que morreu após infartar. Nenhum agente prisional ou servidor público ficou ferido. Alguns detentos feridos nos confrontos entre os presos foram socorridos e encaminhados a unidades de saúde da cidade.
Com Assessoria-Gcom