Os equipamentos foram adquiridos com recursos obtidos em acordos judiciais propostos pelo Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, e homologado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam).
De acordo com a promotora de Justiça Ana Luíza Ávila Peterlini, ao todo foram adquiridos 35 máquinas fotográficas e 22 GPS. O Corpo de Bombeiros recebeu 27 máquinas fotográficas e 18 GPS. O restante foi entregue ao Ministério Público e Polícia Ambiental. “Esses equipamentos serão utilizados na produção de provas para apuração de crimes ambientais. O material foi adquirido com recursos obtidos por meio da aplicação de penas de prestação pecuniária em processos relacionados a crimes de menor potencial ofensivo”, explicou a representante do MPE.
Durante a solenidade de entrega dos equipamentos ao Corpo de Bombeiros, o Juiz José Zuquim Nogueira ressaltou que a iniciativa é resultado da somatória de esforços de todas as instituições que atuam na defesa do meio ambiente. “A integração das instituições em busca de um objetivo comum é uma demonstração de que não podemos ficar omissos e que precisamos nos organizarmos cada vez mais”, ressaltou o magistrado.
O comandante da Regional I do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Dércio Santos da Silva, também destacou a importância das parcerias realizadas entre as instituições que atuam na defesa do meio ambiente. “Para dar resposta à sociedade, os órgãos precisam se fortalecer e isso está sendo possível por meio dessa integração. Só assim conseguiremos atuar na prevenção, preparação e responsabilização”, disse.
Fonte: Assessoria | MPE