Mix diário

Despedida de Neguinho da Beija-Flor e desfile da escola emocionam Sapucaí

A Beija-Flor de Nilópolis, terceira escola de samba com mais títulos do carnaval carioca, emocionou o público e foi um dos grandes destaques dos desfiles desta segunda-feira, 3, na Sapucaí.

A agremiação de Nilópolis prestou homenagem a Laíla, ex-diretor que exerceu diversas funções na escola ao longo de mais de 30 anos de trabalho. Ele esteve em 12 dos 14 títulos conquistados. Não participou do primeiro, em 1976, e do quinto, em 1983. Laíla saiu da Beija-Flor rompido com dirigentes, após a última vitória, em 2018, e morreu em 2021, vítima de Covid-19.

A escolha do samba-enredo tem grandes chances de dar a Beija-Flor seu primeiro título após a saída do ex-diretor. O desfile foi emocionante e relembrou momentos fundamentais da carreira de Laíla. O mais importante foi o Cristo mendigo, carro alegórico que desfilou coberto em 1989 por conta de uma decisão judicial. À época, ele foi exibido envolto em um plástico preto com os dizeres: “Mesmo proibido, olhai por nós”.

Na versão de 2025, a escultura coberta foi do próprio Laíla, e a frase mudou para “De Orum, olhai por nós”. Na mitologia iorubá, Orum é o céu ou o mundo espiritual.

O desfile da Beija-Flor também foi marcado pela despedida de Neguinho da Beija-Flor. Ele é a voz oficial da escola de Nilópolis desde 1976, quando a agremiação conquistou seu primeiro título. Depois de exatos 50 anos, deixará o microfone.

A emoção tomou conta do desfile antes mesmo da agremiação se apresentar, com a promessa ou profecia do intérprete: “Esta vai ser a penúltima vez que vou cantar pela escola. Vamos voltar no desfile das campeãs”, disse ele antes do desfile, já no microfone da passarela do samba.

Nesta terça-feira, 4, desfilam Mocidade Independente, Paraíso do Tuiuti, Grande Rio e Portela. As escolas encerram o último dia. Dentre o grupo, a que desponta como capaz de disputar o título é a Grande Rio. A Portela também promete um desfile emocionante, uma vez que irá homenagear o cantor e compositor Milton Nascimento.

A apuração acontece na tarde de quarta-feira, 5, na Cidade do Samba.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve