O médico explicou, no entanto, que existem bactérias boas e ruins – as boas têm a função de equilibrar a flora, impedindo o aumento das ruins, que podem levar a complicações, como por exemplo, a diarreia. Segundo a nutricionista Elaine Moreira, há alguns alimentos que aumentam a quantidade de bactérias boas no intestino, como as frutas, iogurtes, aveias e aqueles ricos em fibras. Por outro lado, outros fatores como comida contaminada, uso de antibióticos, estresse e infecções podem desequilibrar a flora intestinal.
A nutricionista Elaine Moreira falou ainda que as frutas são sempre as melhores opções na hora do lanche. Um pão de queijo, por exemplo, tem 174 calorias, o que equivale a quase meio quilo de morango, de acordo com a especialista.
Orgânicos x hidropônicos
O Bem Estar desta quarta-feira (30) falou também sobre alimentos orgânicos e hidropônicos. A hidroponia, como mostrou a reportagem da Kriss Oliveira, de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, é um sistema que planta em uma área menor e sem contato nenhum com a terra. Já na produção dos orgânicos, o que sobrou da colheira serve como adubo. Esses produtos chegam a custar até 40% mais do que os convencionais, mas mesmo assim, já têm um público bastante fiel.
G1/BEM ESTAR