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Descontos, treinamento e inovação marcam comércio cuiabano em janeiro; veja estratégias de lojistas

Depois do ritmo acelerado do Natal, o comércio aproveita o mês de janeiro para aquecer vendas com as tradicionais promoções. A notícia é boa pro consumidor, que se beneficia com os preços mais baixos. Mas para os empresários, o início de ano é pautado pelo planejamento. “É o momento de renovar os estoques e planejar o ano seguinte. A palavra-chave é criatividade”, analisa o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), Júnior Macagnam.

“A inflação está controlada, com previsão de ficar abaixo de 5% neste ano, cujo crescimento está estimado em 3,7% para Mato Grosso. Ou seja, há espaço para otimismo, mas é preciso muito planejamento estratégico para aproveitar as oportunidades”, afirma Macagnam. 

Os descontos podem chegar a 70%. Cada empresário utiliza o que tem para atrair consumidores. Estratégias como o desconto progressivo, que aumenta à medida que o cliente compra mais produtos, são eficazes para fidelizar e incentivar compras adicionais sem comprometer a margem de lucro. Outra abordagem inclui combos atrativos, como “pague um e leve dois”, que tornam a oferta ainda mais chamativa.

Capacitação

Comerciante desde 2017, Andreia Cruz tem três lojas de aromatizadores, perfumes e cosméticos em Cuiabá e aproveita o mês de janeiro para “olhar para dentro”. “Em um cenário onde o e-commerce está cada vez mais competitivo, o atendimento personalizado ganha relevância”, justifica ela, que programou ações de capacitação de colaboradores para esse período.

Além disso, Andreia investiu em marketing digital, com ações criativas nas redes sociais, campanhas de e-mail marketing e uso do WhatsApp para manter os clientes engajados. “Para incentivar as compras, ofertamos cashback e cupons de desconto, porque reforçam o vínculo com os consumidores. Também fazemos parcerias com influenciadores locais para aumentar o alcance da nossa marca”, conta.

Inovação

A empresária Maria Carmen Volpato tem sete lojas em Cuiabá e Várzea Grande e trabalha com franquias diversificadas há 15 anos. Partindo da sua experiência, ela lista o que não pode faltar para que janeiro seja um mês de boas vendas. “Liquidação e saldões estratégicos são fundamentais para abrirmos espaço no estoque para as novas coleções. A venda de combos e de descontos progressivos também dá muito resultado”, sugere.

O contato mais próximo com o cliente, sem a correria do Natal, pode e deve ser aproveitado para investir no atendimento personalizado, revela a empresária.

“Quando conseguimos criar uma conexão maior com o cliente, a venda se torna uma parceria, e essa relação fortalece as vendas. O consumidor contemporâneo busca conveniência e quer cada vez mais fluidez na sua jornada de compra”, observa. Por isso, ela busca inovar, seja renovando produtos, criando experiências diferentes nas lojas ou investindo no marketing mais personalizado.

Fonte: Assessoria

João Freitas

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