Esportes

Descaso, roubos e uso de drogas no Terminal Atacadista do Verdão (Veja fotos)

 
Além dos prejuízos provocados pela dificuldade de acesso à feira por conta dos desvios das obras, o abandono também é resultado do aumento dos casos de assalto e consumo de drogas dentro e no entorno do centro de abastecimento. A consequência da falta de segurança junto com as obras da Arena Pantanal em torno da feira já levou a uma queda de mais de 50% das vendas no local. 
 
Um dos feirantes que trabalha no local mas que preferiu não ter o nome revelado disse que a questão da violência sempre foi um problema no local que só piora a cada ano. E por isso as prateleiras acabam ficando mais vazias, assim como os boxes, abandonados.
 
“Tenho medo de vir trabalhar e ver minha loja arrombada, como aconteceu com outros feirantes. Além disso, nos locais onde não existem mais pessoas trabalhando os ‘noiados’ ficam utilizando droga e até fazem o espaço de banheiro, deixando o local muito fedido”, disse o feirante.
 
Em busca de soluções, Luciano de Souza, presidente Associação dos Permissionários do Terminal Atacadista (Apetac), realizou uma reunião com representantes da Prefeitura de Cuiabá no dia 26 de fevereiro, e segundo ele ficou acordado que na primeira semana de março as obras no barracão do Distrito Industrial já teriam, início.
 
Foto: Mary Juruna“Uma empreiteira será responsável por revitalizar o lugar com as condições minimas para uso em dois meses, e depois os feirantes que estiverem com os impostos em dia terão 15 dias para fazer a mudança. Depois desse prazo o governo vai começar a construção do estacionamento de qualquer maneira”, diz Luciano de Souza. Contudo, em nota a assessoria da prefeitura apenas confirmou que já iniciou a discussão sobre a reforma no novo local, mas que ainda não há definição da data do início dos trabalhos.
 
E mesmo quando a mudança for concretizada, a prefeitura permitirá apenas que os permissionários que estejam com os débitos em dia se desloquem para o novo espaço, pois de acordo com o próprio presidente do Apetac, a dívida dos feirantes com o Executivo chega a R$ 500 mil.
 
Em relação à violência o presidente da Apetac confirma que a situação é crítica e que várias medidas já foram tomadas, envolvendo desde pedir a colaboração da polícia até contratar segurança particular, porém o problema persiste. “Os policiais dizem que não podem acabar com os usuários de droga da região porque se trata de uma questão social. E quando tentamos implantar sergurança particular, também ficou complicado devido aos custos serem altos”, explica Souza.
 
Jogo de empurra – A Prefeitura de Cuiabá informa que os feirantes devem deixar o local de qualquer maneira dentro de uma semana. Já a Secopa diz que espera trabalho da Prefeitura para começar obras.
 
 
Segurança apenas para o período da Copa
 
O delegado da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos (DRFR), Roberto Amorim, reconhece a incidência de roubos e furtos praticados por usuários de drogas na região do Centro Atacadista do Verdão, porém entende que apenas prendê-los não resolverá o problema. “Para melhorar essa situação o meio mais eficaz é conduzi-los para um local de tratamento, e para isso é necessário a colaboração do Estado. Mas outro grande problema é que os locais de recuperação são particulares ou estão lotados”, diz Amorim.
 
Mas para a Copa, o delegado explicou que por normas própria dos jogos, a segurança será reforçada, com isso apenas os torcedores que entrarão no Estádio vão poder transitar em um raio de 500 metros, o restante terá que manter distância do estádio. Até mesmo os moradores que quiserem ter acesso às casas precisarão estar com liberação oficial.
 
Foto: Mary JurunaFoto: Mary JurunaFoto: Mary JurunaFoto: Mary JurunaFoto: Mary JurunaFoto: Mary Juruna

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos