Foto: reprodução
Por G1
Uma falha em um trem da Linha 1-Azul do Metrô provocou o fechamento das estações São Judas, Conceição e Jabaquara por volta das 10h desta sexta-feira (9). A linha funciona apenas entre as estações Tucuruvi e Saúde. No trecho Saúde e Jabaquara os passageiros estão tendo de utilizar os ônibus do sistema Paese.
Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, um trem descarrilou na estação Jabaquara em um equipamento de mudança de via. O motivo é desconhecido.
Milton Gioia, diretor de operações do Metrô, diz que as causas do descarrilamento estão sendo apuradas. "A manutenção segue padrões internacionais. O sistema está sobrecarregado porque temos muitos usuários. O investimento em manutenção está sendo feito e os resultados seguem padrões internacionais", afirmou ao SP1.
Segundo a produção da TV Globo, foram três descarrilamentos no Metrô e três em trens da CPTM este ano.
A Linha 3-Vermelha do Metrô tem a circulação dos trens com velocidade reduzida como reflexo do problema na Linha 1-Azui.
Falha na CPTM
Também houve problemas pela manhã na Linha 7-Rubi da CPTM, com interrupção da circulação nas estações Francisco Morato e Franco da Rocha.
Em nota, a CPTM disse que, por volta das 7h, ocorreu esta falha e, por isso, a circulação de trens precisou ser realizada por apenas uma via e com maior intervalo.
A CPTM acionou a operação Paese, com ônibus, para auxiliar no transporte dos passageiros. Equipes de manutenção estão trabalhando pra restabelecer o sistema.
Cachorro em cima do trem
No início da manhã, uma cena inusitada foi registrada na manhã desta sexta-feira (9) na Estação Guilhermina-Esperança da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo: um cachorro subiu no teto do trem e atrasou a saída da composição.
Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, o cachorro foi retirado por funcionários da estação com a ajuda de uma escada e levado para uma clínica veterinária.