Mix diário

Desastre climático de 2024 afetou mais de 90% dos municípios do RS, aponta IBGE

Os distúrbios climáticos de abril de 2024 no Rio Grande do Sul afetaram 459 dos 497 municípios do Estado, ou seja, provocaram perdas humanas, sociais e econômicas significativas em 92,4% das cidades gaúchas. Os dados são da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) 2024, divulgada nesta sexta-feira, 31, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dos municípios afetados, 289 (63,0%) emitiram alertas durante o evento. Outros 55 (12,0%) não emitiram aviso sobre as intempéries, e 115 (25,0%) não tinham sistema de alerta.

“A economia estadual foi duramente impactada, com prejuízos no setor agrícola, paralisação de indústrias, danos à infraestrutura e interrupção de serviços essenciais, como transporte, educação e saúde”, declarou Rosane Oliveira, gerente da pesquisa no IBGE, em nota.

Dos 459 municípios atingidos, 388 (84,5%) afirmaram ter plano de contingência de proteção e defesa civil, sendo que 323 deles (70,4%) puseram o plano em prática durante as enchentes. Em 65 municípios (14,2%) o plano não foi executado, em 51 por “outra razão não identificada no questionário”, em 10 deles por falta de treinamento das equipes, e em 11 deles pela escassez de recursos materiais.

Em 427 municípios (93,0% do total de atingidos), houve ocorrências com a população ou danos a estruturas e equipamentos durante as enchentes, e 338 cidades (79,2% do total com ocorrências) registraram óbitos; pessoas desaparecidas; pessoas desabrigadas ou desalojadas; pessoas feridas ou doenças ligadas a eventos de inundação (leptospirose, dengue, etc.). Em 412 (96,5%) ocorreram danos a estruturas e equipamento.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve