Também foram registrados mais de 2,4 milhões de vídeos compartilhados no Facebook nesse período. Para propagar a iniciativa, as pessoas filmavam o desafio sendo completado.
Chamada de "ALS Ice Bucket Challenge", a campanha visa chamar atenção para a ELA, mal degenerativo também conhecido como doença de Lou Gehrig. Várias personalidades foram desafiadas a jogar um balde de água gelada contra a cabeça ou fazer uma doação de US$ 100 à "ALS Association", associação norte-americana que financia pesquisas para encontrar a cura da doença e também serviços para paciente. Caso a pessoa tope participar da brincadeira, pode desafiar outros a fazer o mesmo em até 24 horas.
Os executivos Mark Zuckerberg, criador do Facebook, e Bill Gates, fundador da Microsoft, além de artistas como Ivete Sangalo, Justin Bieber e Steven Spielberg, são alguns dos que aderiram à ideia.
No Facebook, os Estados Unidos foram o país que mais participou das conversas sobre a campanha, seguidos por Austrália e Nova Zelândia. O Brasil aparece em 6º no ranking de mais engajados com a iniciativa na rede social.
De acordo com a ALS Association, o desafio do balde de gelo arrecadou US$ 15,6 milhões em doações entre 29 de julho a 18 de agosto. No mesmo período, em 2013, a instituição conseguiu "apenas" US$ 1,8 milhão mesmo realizando a brincadeira.
G1