Duas casas desabaram na área da antiga Favela do Metrô, no Maracanã, zona norte do Rio de Janeiro, na madrugada desta segunda-feira, 2. O acidente aconteceu na Avenida Rei Pelé, próximo à Rua 8 de Dezembro.
Duas pessoas soterradas após o desabamento, uma mulher e a filha de 7 anos, foram resgatadas pela manhã. A mulher morreu e a criança foi retirada do local com vida, segundo os bombeiros. Outras oito pessoas também ficaram feridas. Uma adolescente de 14 anos foi encaminhada ao Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier. As demais vítimas também foram atendidas.
O desabamento ocorreu após o município ter sido colocado em estágio 2 na noite de domingo, em razão da chuva e dos ventos fortes registrados em vários pontos da cidade, de acordo com o Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura (COR-Rio). O estágio 2 é o segundo nível da escala municipal de cinco estágios e indica possibilidade de impactos no trânsito e de ocorrências relacionadas à chuva, como alagamentos e deslizamentos.
NA GRANDE SÃO PAULO
Um muro desabou e atingiu uma criança na manhã de segunda, na Rua Bonifácio de Abreu, no bairro Jardim Santo Américo, em Itapevi. O Corpo de Bombeiros de São Paulo informou que a criança morreu no local.
Além dessa ocorrência, na madrugada desta segunda-feira, um prédio de quatro andares também desabou em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, após um dia marcado por chuvas em toda a região. O imóvel estava interditado, mas moradores relataram aos agentes que pessoas em situação de rua costumavam habitar o local. Apesar disso, o Corpo de Bombeiros informou que ninguém ficou ferido. Ainda segundo a corporação, uma residência vizinha também foi atingida pelo desabamento.
A gestão municipal informou que determinou anteriormente a demolição do prédio em razão do comprometimento estrutural identificado em vistorias técnicas.
“Contudo, o proprietário obteve decisão judicial que lhe concedeu a oportunidade de realizar a recuperação do imóvel, o que limitou a atuação administrativa direta da prefeitura nos termos legais”, acrescentou a gestão municipal.
PELO PAÍS
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o aviso de perigo para chuvas intensas e tempestades até as 10h desta terça-feira. De acordo com o órgão, a instabilidade atinge áreas do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País.
Estão sob alerta os Estados de Goiás, Minas, Bahia, Paraná, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, São Paulo, Rio, Maranhão, Piauí e Pará.


