Pelo menos duas pessoas morreram e outras 23 ficaram feridas após o desabamento nesta terça-feira (10) da cobertura de uma mesquita em Istambul, na Turquia, aparentemente pelo acúmulo de neve.
O acidente aconteceu pouco depois do meio-dia, durante uma cerimônia funerária em uma mesquita de Ataköy, um bairro na parte europeia da cidade, informou a emissora "NTV".
Os feridos foram levados para hospitais, informou à imprensa o prefeito do distrito, Bülent Kerimoglu. Dos 23 feridos, dois se encontram em estado grave, acrescentou a emissora.
O acidente aconteceu devido ao acúmulo de neve sobre a cobertura, formada por uma estrutura metálica que cobria parte do espaço em frente à mesquita, que não aguentou o peso.
Várias testemunhas do acidente disseram à imprensa turca que o desastre era previsível, já que "mais de um metro" de neve se acumulou sobre a cobertura, e acusaram os responsáveis da mesquita de não terem eliminado a carga a tempo.
As autoridades religiosas de Istambul, por sua vez, indicaram que horas antes tinham avisado sobre o perigo de colapso da estrutura, pedindo aos fiéis que não ficassem sob ela, mas, aparentemente, esta ordem não foi obedecida durante a cerimônia funerária.
As fortes nevascas, que começaram na sexta-feira e ainda continuam, são as mais intensas em Istambul nos últimos sete anos.
O acúmulo de neve varia entre 25 centímetros nos bairros do centro e um metro em algumas áreas dos arredores.
Fonte: G1