Deputados estaduais aprovaram, nesta quarta-feira (28), a convocação da secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzareti, para dar informações sobre as queimadas em Mato Grosso. O requerimento de convocação foi apresentado pelo deputado Wilson Santos (PSDB) no bojo da repercussão da situação do fogo na floresta amazônica, puxada por Mato Grosso.
De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Brasil registrou de janeiro a 19 de agosto aumento de 83% das queimadas, em relação ao mesmo período de 2018. São mais de 72 mil focos de incêndio neste ano.
Mato Grosso lidera o ranking na região da Amazônia com mais de 14 mil focos acumulados até o momento de acordo com levantamento feito pelo INPE.
“O que desejamos é saber quais ações estão sendo adotadas pelo governo do Estado para combater a proliferação de queimadas em Mato Grosso que tem devastado áreas verdes”, explica o deputado Wilson Santos.
Nas últimas semanas, o incêndio de grandes proporções que atinge a floresta amazônica colocou a região no centro das atenções e dos debates mundiais. A Amazônia possui a maior biodiversidade de todo o planeta e também a maior bacia hidrográfica do mundo.