Política

Deputados estaduais aprovam criação da CPI do VLT

Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT

Foi aprovada na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (05), a Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) do VLT. Com a assinatura de todos os 24 parlamentares, através das lideranças partidárias, a comissão irá investigar possíveis irregularidades na construção do Veículo Leve sobre Trilhos, em Cuiabá e Várzea Grande.

O presidente da Casa, deputado Guilherme Maluf (PSDB), ao anunciar a criação da CPI na sessão vespertina de ontem, esclareceu que o acordo das lideranças partidárias definiu como membros da CPI, os deputados Janaina Riva (PSD), Oscar Bezerra (PSB) e Peri Taborelli (PV) que apresentaram em separado, pedidos de instalação da referida Comissão Parlamentar de Inquérito.

"Na próxima semana a Mesa Diretora indicará, em consenso com os deputados, os membros da CPI e quem presidirá e relatará os trabalhos referentes as investigações sobre denuncias de irregularidades de possíveis desvios das obras do VLT", explicou Guilherme Maluf assegurando total apoio político e técnico para as investigações.

Maluf também admitiu que a CPI tem condições de ampliar as investigações para todas as obras da Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo, mas desde que isto se demonstre necessário e for em consenso com os outros parlamentares.

A comissão terá 180 dias de prazo regimental, devendo apresentar resultados quanto aos valores consumidos, prazos não respeitados e a qualidade das obras. 

Guliherme Maluf já havia adiantado, antes mesmo do anúncio oficial da criação da CPI, que o parlamento iria convocar para prestar esclarecimentos, além da Caixa Econômica Federal e a Controladoria Geral da União seriam, o consórcio Planservi-Sindotécnica, responsável pelo gerenciamento da obra e que produziu os laudos sobre o andamento dos trabalhos. Empreiteiros e políticos também deverão chamados para oitivas.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões