Nacional

Deputados discutem MP que libera empréstimos do BNDS, mas adiam votação

Após quase seis horas de discussão, a Câmara dos Deputados adiou, na madrugada desta quinta-feira (24), a votação da medida provisória que cria a nova taxa de juros do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Taxa de Longo Prazo (TLP).

Se aprovada, a taxa será usada nos empréstimos concedidos pelo banco. A TLP substituirá a atual Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) – saiba detalhes sobre a nova taxa mais abaixo.

Os deputados discutiram a MP por cerca de cinco horas e 40 minutos, mas sequer analisaram o chamado texto-base, aprovado pela comissão mista do Congresso. Com isso, uma nova sessão foi marcada para as 9h desta quinta.

Durante a sessão, a oposição usou recursos regimentais para atrasar a votação, o que fez com que a sessão se arrastasse sem que houvesse uma decisão sobre o conteúdo da MP. Cansados, muitos deputados começaram a deixar o plenário no fim da noite de quarta (23) e no início da madrugada de quinta.

Como muitos deputados haviam deixado o plenário, o quórum de 257 parlamentares só foi atingido pela base aliada do governo por volta das 2h10, mas o plenário só decidiria, naquele momento, sobre destaques apresentados por deutados.

Como o quórum não era atingido, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), então, aguardou cerca de uma hora para atingir o número de 257 deputados em plenário, mínimo exigido para manter uma votação.

Por se tratar de uma medida provisória, a MP entrou imediatamente em vigor, a partir da publicação pelo governo, em abril. Para se tornar uma lei efetiva, porém, precisa ser aprovada pelo Congresso até o próximo dia 7 de setembro.

Entenda a TLP

A nova taxa substituirá a TJLP nos empréstimos do BNDES que utilizam recursos do Fundo de Participação PIS-Pasep, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Fundo da Marinha Mercante (FMM).

Pela proposta, a TLP será utilizada como referência pelos contratos assinados pelo BNDES a partir de 1º de janeiro de 2018.

De acordo com a equipe econômica do governo, o objetivo da substituição da TJLP é fazer com que a nova taxa aproxime as condições de empréstimos do BNDES às praticadas pelo mercado.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus