Política

Deputados de MT devem apresentar propostas sobre RGA e aumento salarial ao governo

Lideranças partidárias devem apresentar hoje (17) ao governador Mauro Mendes propostas sobre orçamentos que possam atender pedidos de servidores públicos. A reunião está prevista para esta tarde no Palácio Paiaguás com a presença do presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (DEM), o líder do governo Dilmar Dal Bosco (DEM) e parlamentares ligados a categorias trabalhistas.

Deve discutida a aplicação da lei 510/2013, dobra de poder de compra, a profissionais da educação, que estão em greve há 20 dias. É cogitada a extensão do tempo da lei para 2026 como alternativa para pôr fim à greve. No momento atual, o governo alega não haver previsão de recurso extra para aplicar o aumento de 7,69% e sindicatos trabalhistas rejeitam negociação.

“A lei foi aprovada em 2013 com a validade de dez anos. O que está sendo cogitado pelos deputados é que ela se prolongue até 2026 como uma forma de garantir o aumento salarial dos professores, porque no momento não tem como aplica-la, não tem dinheiro novo. Mas, isso não quer dizer que o governador vai aceitar, é uma hipótese”, disse Dal Bosco.

 Também deve ser discutido o veto ao projeto de lei que inclui recurso do FEX (Auxílio de Fomento à Exportação) à receita líquida corrente do Estado. A previsão foi retirada por causa de intermitência do governo federal no calendário de repasse. A equipe econômica do governo diz que a retirada evita a frustração de receita ao fim do ano – projetos criados, com base no FEX, e que estão descartados por suspensão a entrada de recurso.

Uma proposta parlamentar devolvia a previsão ao Orçamento, mas ela foi vetada pelo governo. Na semana passada, Eduardo Botelho retirou o veto de pauta do plenário para discutir com o governo a previsão de regularização do fundo. O Fórum Sindical diz que seria o caminho para pagamento da RGA (Revisão Geral Anual), hoje suspensão por dois anos.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões