Política

Deputados de MT aprovam PEC que garante reeleição no TCE por mais dois anos

Os deputados estaduais aprovaram, em sessão ordinária nesta quarta-feira (30), em primeira votação, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que garante a reeleição, por mais dois anos, no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Foram 19 votos favoráveis à aprovação e dois contrários. Em justificativa, as lideranças partidárias argumentam que a reeleição é permitida no Brasil em vários órgãos e entidades.

A votação da PEC estava agendada para terça-feira (29), mas o deputado estadual Ulysses Moraes (PSL) pediu vistas e, por isso, a votação ficou para esta quarta-feira (3).

A PEC é de autoria de lideranças partidárias e, originalmente, permitia a reeleição somente de procuradores de contas, de carreira própria, dirigido pelo procurador-geral de contas.

A proposta altera o artigo 51 da Constituição Estadual, que passaria a ser: “O Ministério Público de que trata o caput deste artigo será integrado por 04 (quatro) procuradores de contas, de carreira própria, dirigido pelo procurador-geral de contas, escolhido pelo chefe do poder executivo estadual, por meio de lista tríplice, para mandato de dois anos, permitida uma recondução".

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões