A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou na sessão desta quarta-feira (23), o Projeto de Lei nº 172/2020 que obriga as concessionárias de serviço público de água, luz, gás e operadoras de planos de saúde a inserir nas faturas de consumo mensagem de incentivo à doação de sangue.
De acordo com o autor do PL, o deputado estadual Valdir Barranco (PT) “a proposta tem o intuito de incentivar a população mato-grossense a doar sangue, aumentando assim os estoques em todo os bancos de sangue do Hemocentro".
O texto do projeto também menciona que as faturas de consumo deverão mencionar o local mais próximo da residência do consumidor, no qual poderá ser realizada a doação, bem como conter a seguinte frase: Doe Sangue e Ajude a Salvar Vidas.
O parlamentar também lembrou que o Hemocentro busca, constantemente, sair do vermelho quanto ao estoque de sangue. "Sabemos da dificuldade em manter o estoque suficiente para atender as demandas, principalmente em determinados períodos do ano, como no carnaval. Precisamos nos mobilizar com o intuito de sensibilizar ainda mais sobre a necessidade latente em nosso Estado, pois a doação de sangue salva muitas vidas, sejam elas vítimas de acidentes de trânsito, doenças e dentre outros problemas. O projeto é uma maneira simples de sensibilizar e incentivar a população a doar", falou o parlamentar. "Essa é uma ação simples que pode salvar muitas vidas", completou.
As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e no sábado, das 7h30 às 11h15, no Hemocentro, localizado na Rua 13 de Junho, nº 1055, em Cuiabá. O doador precisa levar documento de identificação com foto.
O Ministério da Saúde estabelece que, para ser um doador, o voluntário precisa ter idade mínima de 18 anos e máxima de 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior e não ter doenças sanguíneas. O doador passará por triagens clínicas e sanguíneas, precisa estar alimentado e a coleta dura em torno de 20 minutos.