Política

Deputados aprovam PEC que antecipa eleição de Mesa para julho

Deputados aprovaram nesta quarta-feira (11), com 17 votos a favor, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que adianta a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para julho. Dois parlamentares se abstiveram do voto.

A mudança de data surgiu de um pedido da deputada Janaína Riva (MDB) para participação na votação, que, originalmente, ocorreria em setembro. Este mês coincidiria com o fim da gestação da gravidez dela.

Hoje, Janaína Riva ocupa o cargo de vice-presidente do Legislativo. Pela PEC ela poderá tanto participar da votação quanto da composição para permanecer na Mesa Diretora.

A proposta vai à segunda votação. Nessa fase, ela deverá conter o rito de composição, lançamento de candidatura e data da eleição.

Candidatos potenciais

O presidente Eduardo Botelho é até o momento o único nome que apareceu como eventual candidato à reeleição. Ele disputaria o terceiro mandato seguido.

Ele, no entanto, diz que mantém a posição de somente começar a articular a candidatura após a eleição suplementar ao Senado, marcada para 26 de abril.

Janaína Riva diz que buscará o cargo de primeira secretária, o qual disputou na montagem da chapa de Botelho, mas perdeu na pressão do deputado Max Russi (PSB).

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões