A votação na Assembléia Legislativa que definirá o novo modelo do Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação) deve ser adiado mais uma sessão, já que os deputados Zeca Viana (PDT) e Janaina Riva (PSD) já adiantaram nesta quinta-feira (17) que irão fazer o pedido de vistas da mensagem 83 que define as novas regras do fundo. Isso porque o parlamentar do partido solidariedade, José Carlos do Pátio também havia solicitado vistas do projeto.
Zé do Pátio que é membro da Comissão Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO), pediu vista por discordar do teor da matéria. Com isso, o novo Fethab deveria receber hoje (18) pela manhã, para então seguir ao plenário. Pátio se irritou com a pressa para analisar a matéria e disse que nunca havia boicotado projeto "mas não vem querer me 'patrolar'. Me respeitem. Protocolei essas emendas porque havia erros técnicos. É pra ajudar", disse o deputado reclamando.
Contudo ontem (17) mesmo a deputada Janaína Riva já adiantou que não concorda com a forma que está sendo apreciada a matéria no plenário. "Não consigo entender essa mensagem de urgente urgentíssimo porque desde fevereiro estamos aguardando o Fethab chegar aqui na Casa. O governo havia pedido 45 dias para apresentar a mensagem para essa Casa, pediram inclusive a contribuição da AMM que ao final sequer foi chamada para ser ouvida. A instituição precisou oficiar os deputados estaduais para que os prefeitos fossem ouvido", defendeu a parlamentar.
Os demais deputados aprovaram a votação do projeto em regime de urgência, porém além de Janaina e de Zeca Viana, outros deputados já anunciaram que também vão pedir vista ao projeto de lei. Os parlamentares querem com isso que ampliar os debates sobre o assunto e que a votação seja feita apenas após o recesso.
Vetos
Na sessão desta quinta, os deputados estaduais mantiveram 14 vetos do Executivo.