Política

Deputados ameaçam pedir vistas de matéria e adiar votação para 2016

A votação na Assembléia Legislativa que definirá o novo modelo do Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação) deve ser adiado mais uma sessão, já que os deputados Zeca Viana (PDT) e Janaina Riva (PSD) já adiantaram nesta quinta-feira (17) que irão fazer o pedido de vistas da mensagem 83 que define as novas regras do fundo. Isso porque o parlamentar do partido solidariedade, José Carlos do Pátio também havia solicitado vistas do projeto.

Zé do Pátio que é membro da Comissão Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO),  pediu vista por discordar do teor da matéria. Com isso, o novo Fethab deveria receber hoje (18) pela manhã, para então seguir ao plenário. Pátio se irritou com a pressa para analisar a matéria e disse que nunca havia boicotado projeto "mas não vem querer me 'patrolar'. Me respeitem. Protocolei essas emendas porque havia erros técnicos. É pra ajudar", disse o deputado reclamando.

Contudo ontem (17) mesmo a deputada Janaína Riva já adiantou que não concorda com a forma que está sendo apreciada a matéria no plenário. "Não consigo entender essa mensagem de urgente urgentíssimo porque desde fevereiro estamos aguardando o Fethab chegar aqui na Casa. O governo havia pedido 45 dias para apresentar a mensagem para essa Casa, pediram inclusive a contribuição da AMM que ao final sequer foi chamada para ser ouvida. A instituição precisou oficiar os deputados estaduais para que os prefeitos fossem ouvido", defendeu a parlamentar.

Os demais deputados aprovaram a votação do projeto em regime de urgência, porém além de Janaina e de Zeca Viana, outros deputados já anunciaram que também vão pedir vista ao projeto de lei. Os parlamentares querem com isso que ampliar os debates sobre o assunto e que a votação seja feita apenas após o recesso. 

Vetos

Na sessão desta quinta, os deputados estaduais mantiveram 14 vetos do Executivo. 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões