Nacional

Deputado vai reapresentar projeto de “cura gay” por lei

 
Insatisfeito com a forma com que o projeto tramitou, o deputado Anderson Ferreira (PR-PE) promete reapresentá-lo ainda nesta quarta. Ele não aceita que o projeto seja rotulado e que não seja debatido da forma como deve ser. Pela existência de uma brecha, o deputado pretende reapresenta-lo.O regimento interno da Câmara prevê que propostas retiradas, como foi o caso do projeto da "cura gay", não podem ser apresentadas na mesma sessão legislativa, ou seja, este ano, "salvo deliberação do plenário".
 
Assim, o deputado diz que vai reapresentar o texto do colega João Campos (PSDB-GO), autor do projeto, e, se a Mesa Diretora da Câmara entender que o projeto não pode voltar a tramitar, ele promete recorrer ao plenário. E deixa claro que o debate contra o tema não está encerrado.
Anderson Ferreira mudou nesta manhã a própria estratégia para retomar o debate. Inicialmente, ele estava disposto a apresentar uma proposta similar, mas não idêntica ao original. Chegou a redigir uma nova proposta, mas diz ter desistido de apresentá-la hoje.
 
Com um texto diferente, a proposta poderia retomar a tramitação no Congresso ainda este ano sem a necessidade de ser avalizado pelo plenário da Câmara.
Ferreira, contudo, disse que, neste primeiro momento, pretende insistir no projeto original que prevê a derrubada de trechos de uma resolução do CFP (Conselho Federal de Psicologia) e, dessa forma, permitir que os psicólogos oferecessem tratamento para a homossexualidade.
 
Na terça(02), o arquivamento da proposta foi motivado por manobra de parte dos líderes da Câmara e do PSDB, partido do autor do projeto. Campos pediu ontem o fim da tramitação da matéria. O pedido foi aprovado rapidamente pelo plenário da Casa. Ferreira sabe do risco de ver, novamente, a proposta rejeitada pelos colegas de plenário. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Folha Online
Foto: ilustrativa

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus